4 motivos para começar hoje mesmo a regar suas plantas usando gelo

A prática de regar plantas utilizando pedaços de gelo faz parte de uma técnica da jardinagem que pode ser aplicada em determinadas espécies. Confira.

As plantas precisam de água regularmente, então o gelo costuma oferecer certos benefícios, quando você precisa regar todas as semanas. Nesse caso, trata-se de um método prático que reúne diversas vantagens quanto ao regador manual.

Lembre-se de congelar apenas 30g de água, que equivale a um cubo médio de formas convencionais. Dito isso, não esqueça de medir e não errar nas proporções, buscando atender às necessidades do arranjo que será regado.

Estes são os benefícios de regar plantas com cubos de gelo

1. Permite medir a quantidade de água

Primeiramente, esse truque permite medir a quantidade de água que cada planta precisa, evitando o excesso ou a falta de irrigação. Sendo assim, você precisa usar um molde, criando medidas padronizadas. Logo, adicione um cubo sobre a terra assim que chegar o momento de irrigar, conforme a espécie vegetal.

2. Promove absorção lenta dos fluidos

Em segundo lugar, a ação promove a absorção lenta dos fluidos pelas raízes, pois o gelo demora mais para derreter do que a água líquida. Ou seja, evita que a água escorra pela superfície ou se acumule no fundo do vaso. Portanto, reduz o risco de apodrecimento ou proliferação de fungos, que levam à morte das folhas.

3. Distribuição uniforme e sem bagunça

Outra vantagem é a distribuição uniforme e sem gerar sujeira, devido à adaptação do formato ao vaso. Afinal, não há respingos ou exageros, visto que no estado sólido, é possível hidratar precisamente. Desse modo, não molha as flores ou caules, causando danos nas estruturas das plantas.

4. Maior cuidado em plantas frágeis

Por fim, usar um copo ou regador nem sempre é a melhor alternativa diante de uma planta delicada. Embora garanta certa precisão, evite encostar o gelo na superfície, restringindo-se ao solo. Essa recomendação diz respeito à possibilidade de queimaduras e choques térmicos em dias quentes.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.