Qual é a relação entre consumir muita proteína e redução de testosterona em homens?

Pesquisa da Universidade de Worcester apontou uma relação entre o consumo excessivo de proteínas e a perda de testosterona. Saiba mais.

Os alimentos com proteínas são indispensáveis quando o assunto é construção de massa muscular. Isso porque esses nutrientes são muito importantes para hipertrofiar os músculos. Porém, recentemente, uma pesquisa feita em uma universidade americana indicou que o excesso de alimentos ricos em proteínas pode diminuir os níveis de testosterona.

Leia mais: Veja quais são as 11 carnes mais ricas em proteína

A relação entre o excesso de proteína e diminuição dos níveis de testosterona

O estudo feito pela Universidade de Worcester indicou que o consumo de ovos, peixes e suplementos ricos em proteínas pode reduzir os níveis de testosterona de homens. Para isso, esses alimentos precisam ser consumidos de maneira excessiva, o que pode levar a uma redução de até 37% desse hormônio.

Essa perda hormonal pode trazer diversas consequências ao indivíduo, como disfunção erétil, humor desregulado, fadiga e até depressão. Esses baixos índices de testosterona também podem ocasionar em infertilidade e aumentar os riscos de desenvolver algumas doenças na velhice, como o Alzheimer.

Portanto, especialistas em nutrição e saúde recomendam o consumo diário de 140 gramas de proteínas para um adulto. Além disso, esse valor deve ser equilibrado com uma média de 2.500 calorias, que devem ser compostas por frutas, grãos, gordura e a própria proteína. Inclusive, essa alimentação equilibrada deve ser feita com muito cuidado, especialmente por quem busca emagrecer.

Isso porque é comum ler matérias que recomendam uma redução drástica de carboidratos acompanhada do aumento de alimentos com proteína. Porém, essas dietas podem ser uma verdadeira bomba relógio, pois podem aumentar a quantidade de cortisol no sangue, o que diminui bastante a imunidade do corpo.

Inclusive, esse foi o motivo pelo qual muitos fisiculturistas ficaram tão vulneráveis durante a pandemia causada pela Covid-19. Portanto, é sempre importante consultar um nutricionista antes de começar uma dieta em busca de massa muscular. Além disso, buscar informações com um endocrinologista pode te ajudar a entender seus níveis hormonais e procurar soluções saudáveis para algum problema.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.