Relâmpagos à vista? Saiba o que deve ser feito com aparelhos eletrônicos
Fenômeno natural que pode ser bonito, também tem potencial para causar destruição, então comece a adotar novas práticas.
A chegada do verão pode representar alto volume de chuvas em algumas regiões do país, que estão sempre acompanhadas de trovões e relâmpagos. Uma das principais preocupações das pessoas é justamente o que fazer em caso de relâmpagos, pois querem evitar o estrago de aparelhos eletrônicos e outros eletrodomésticos. Veja só!
Leia mais: Beber água da chuva é muito perigoso, alerta novo estudo
O ideal é, antes de tudo, entender o que deve ser feito quando as chuvas chegam acompanhadas de relâmpagos e se há outras maneiras de proteger os equipamentos, caso você fique em casa por um período de tempo mais longo.
Não esqueça de desligar os aparelhos
A primeira dica para preservar os equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos é desconectá-los da tomada.
Além disso, evite deixá-los carregando enquanto chove, desde que esteja relampejando. A precaução é necessária para evitar que uma descarga elétrica danifique o equipamento ou provoque incêndios e outros acidentes mais graves.
Para prevenir outros incidentes na rede elétrica quando houver tempestades, siga as seguintes recomendações:
Faça inspeções no sistema elétrico com frequência. Em casas mais antigas e em locais com uma maior probabilidade de acontecer tais falhas, essa medida é ainda mais importante. Se surgir faíscas na hora de conectar os equipamentos eletrônicos, faça o ajuste urgentemente.
Nas tomadas colocadas em áreas externas, evite um possível curto-circuito com a cobertura dos objetos.
Sistemas de proteção de equipamentos elétricos podem ser instalados com o objetivo de proteger a sua rede contra picos de energia provocados pelos relâmpagos. Réguas de energia são opções interessantes.
Reguladores de tensão podem ser utilizados como um intermediário para evitar que você conecte os aparelhos diretamente na tomada. É uma medida para evitar acidentes e queima dos equipamentos.
Prevenção é a melhor estratégia de segurança contra acidentes
Assim como na saúde física e mental, adotar estratégias de prevenção dentro da nossa casa pode contribuir para evitar o risco de acidentes provocados por tempestades, curtos-circuitos ou outros problemas de instalação.
Por isso, buscar a opinião de especialistas em eletricidade para verificar as suas instalações é sempre a melhor saída, além de ser uma medida de proteção para sua família.
Comentários estão fechados.