Relatório evidencia empregos mais próximos de serem dominados por IA
O levantamento foi feito no Reino Unido e veiculado na mídia pelos jornais The New York Post e Daily Mail.
O Departamento de Educação do Reino Unido acaba de publicar um levantamento que traz dados preocupantes para uma ampla gama de profissionais de todas as áreas.
De acordo com o documento, existem muitas profissões que podem ser facilmente assumidas pela Inteligência Artificial nos próximos anos, o que tornaria a presença dos humanos dispensável.
Para chegar a essa conclusão, a instituição britânica consultou 10 tipos de IA diferentes sobre as suas capacidades de assumir cerca de 365 postos de trabalho humano, em todas as áreas possíveis.
Ainda segundo o Departamento de Educação do Reino Unido, apenas uma fração dos postos de trabalho hoje existentes podem ser substituídos pela IA de forma consistente. Pelo menos por enquanto.
Vale ressaltar que já existem inúmeros projetos de integração entre a mecanismo de IA e robótica, o que, em último caso, fomentaria o surgimento de robôs inteligentes capazes de atuar até mesmo em funções braçais.
Quais profissões estão mais ameaçadas pela IA?
(Imagem: divulgação)
Antes de revelar as profissões que podem ser mais impactadas pela IA, o Departamento de Educação do Reino Unido apontou as áreas de conhecimento nas quais a Inteligência Artificial demonstra maior aptidão.
“As ocupações mais expostas à IA incluem mais ocupações profissionais, particularmente aquelas associadas a mais trabalho administrativo e em funções de finanças, direito e gestão de negócios”, disse a instituição.
Nesse meio estão:
-
Consultores de gestão;
-
Contadores;
-
Analistas de finanças e investimentos;
-
Bacharéis em direito que trabalham administrativamente;
-
Analistas de negócios;
-
Gerentes de diversas áreas, sobretudo os financeiros;
-
Diretores de diversas áreas, sobretudo os financeiros;
-
Contadores certificados;
-
Psicólogos;
-
Economistas e estatísticos;
-
Consultores de educação;
-
Técnicos de Recursos Humanos (RH);
-
Dentre outros.
As profissões mais difíceis de serem ocupadas pela IA
Em sua pesquisa, o Departamento de Educação do Reino Unido também descobriu algumas profissões que são “seguras”, por quase não demonstrarem perigo de substituição pela Inteligência Artificial.
Conforme destacou o Daily Mail, são:
-
Trabalhos manuais diversos (agricultura, construção civil, pesca, caça, artesanato, etc);
-
Profissões que existem alto nível de conhecimento técnico;
-
Atividades esportivas diversas;
-
Serviços de transporte motorizado e mecânico;
-
Dentre outros.
O que fazer para não ser “posto na rua” pela IA?
Em declaração recente, o CEO do LinkedIn, Ryan Roslansky, basicamente opinou que em breve não valerá mais a pena “ter diploma”.
“A IA vai tornar praticamente impossível que um momento único de aprendizagem [como um diploma] dure uma carreira inteira”, disse ele, enquanto participava da Talent Connect Summit, uma conferência internacional para recrutadores.
Enquanto isso, um levantamento do próprio ChatGPT alertou que os empregos atuais tendem a mudar 65% dos seus métodos de atuação tradicionais até 2030 por causa da Inteligência Artificial.
Por outro lado, o CEO do site de empregos Indeed, Chris Hyams, alertou que o mercado de trabalho tradicional iria “virar de cabeça para baixo” por causa de tecnologias como ChatGPT e Google Bard.
Todas essas previsões de levantamentos e especialistas em empregos olham para um só lado: é necessário se preparar para não ser ultrapassado pelas máquinas.
No entanto, parece que não basta apenas fazer um curso técnico ou acadêmico para se qualificar, visto que toneladas de conhecimento acadêmico podem ser processados por uma IA em alguns segundos.
O cenário atual está começando a desafiar a humanidade a recorrer ao instinto de sobrevivência e reinvenção responsável por nos manter no topo como a espécie dominante deste planeta.
Comentários estão fechados.