Resíduos de plástico podem servir de alimento para as bactérias

A notícia pode parecer boa, não é mesmo? Porém, nem tanto!

Após alguns experimentos em laboratórios, foi descoberto que uma certa espécie de bactéria marinha, conhecida como Rhodococcus ruber, pode se decompor e digerir lentamente, resíduos de plástico feitos de polietileno (PE). A seguir, falaremos mais sobre essa descoberta.

Micróbios que se alimentam de polímeros

A poluição por materiais plásticos está cada vez maior, a prova disso é que todos os anos, mais de 8 milhões de toneladas de polímeros sintéticos são encontrados no mar, além disso, uma parte significativa não é possível de ser facilmente contabilizada.

Muitos desses polímeros não são contabilizados porque acabam desaparecendo, e há suspeitas de alguns especialistas é que isso acontece devido a micróbios que acabam se alimentando desses resíduos.

Que micróbios são esses?

Os pesquisadores desconfiam que as bactérias presentes no oceano, chamada de Rhodococcus ruber, tem o poder de decompor e fazer a digestão do plástico de Polietileno. E é por isso, que o novo estudo afirma que essas bactérias são as responsáveis pelo desaparecimento de alguns resíduos de plástico.

Os polietilenos são um grande problema para o meio ambiente, afinal, por ser muito utilizado para servir como embalagens, seus resíduos estão espalhados pelo mundo todo. Porém, em pesquisas anteriores, já foi possível perceber que a decomposição desses plásticos estava acontecendo muito mais rápido do que o normal e agora eles puderam perceber, que os micróbios eram os responsáveis disso.

A ecologista microbiana, Maaike Goudriaan do Instituto Real Holandês de Pesquisa Marinha (NIOZ), disse: “esta é a primeira vez que demonstramos que as bactérias realmente digerem o plástico em dióxido de carbono e outras moléculas”.

Mas a notícia pode não ser tão boa quanto parece

Embora seja uma necessidade urgente resolver o problema da decomposição dos polímeros no meio ambiente, e esses microorganismos tenham se apresentado como uma possibilidade, cientistas afirmam que colocá-los em determinados meios com a finalidade de decompor os plásticos, pode criar gigantes ecossistemas, que podem trazer alguns malefícios ainda desconhecidos para o planeta.

Sendo assim, a melhor maneira de resolver o problema do plástico no meio ambiente, ainda segue sendo, a redução do seu uso.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.