Propiciar um ambiente mais limpo e justo faz parte de um comportamento humanitário muito apreciado na sociedade. Hoje em dia as empresas procuram desenvolver cada vez mais a responsabilidade social, que se refere ao ato voluntário de adotar posturas que promovam o bem-estar dos seus públicos internos e externos. A mesma é considerada voluntária porque não deve ser confundida por ações compulsórias impostas pelo governo ou por quaisquer incentivos externos.
Empresas consideradas responsáveis socialmente e ambientalmente são aquelas que possuem a capacidade de ouvir os interesses das diferentes partes que envolvem o seu funcionamento. O seu conceito, nessa visão, engloba o benefício da coletividade, seja ela relacionada ao público interno, como funcionários e acionistas, ou atores externos, que se referem a comunidade, parceiros, meio ambiente, entre outros.
A responsabilidade coorporativa está diretamente relacionada a ações que envolvem fatores sobre a economia, a educação, a saúde, o meio ambiente, o transporte, a moradia, as atividades sócio-culturais locais, o lazer e a parceria com os órgãos governamentais.
Essas ações são capazes de otimizar relações entre grupos, por meio da criação de novos programas sociais, com base na ética, transparência, coerência e honestidade para esclarecer os impactos positivos e negativos que a empresa pode criar na comunidade e no seu ambiente, permitindo um dialogo aberto entre todos os envolvidos.
Pensando na importância desse tema, principalmente para essa nova geração cercada por incentivos de boa conduta ambiental, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, mas conhecido com SEBRAE, disponibiliza em sua plataforma um curso online gratuito de Responsabilidade Social, que tem o propósito de aprimorar a gestão dos pequenos negócios a partir da adesão e participação da empresa no Destaque de Boas Práticas de Responsabilidade Social, do Prêmio MPE Brasil.
O curso apresenta uma abordagem bem completa e engloba três módulos. O modulo I é chamado de Contextualização e possui o seguinte conteúdo programático: Introdução, MPE Brasil – PRÊMIO de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas, Apresentação do PRÊMIO, Apresentação do MEG e Destaque de Boas Práticas em Responsabilidade Social.
Já o módulo II, chamado de Responsabilidade Social, engloba o Cenário Mundial – Contexto, Evolução e Conceito, Motivações e Vantagens, Por que é Importante – Normas e Certificações, Normas ISO 26.000 e NBR 16.001/2012, Desenvolvimento Sustentável – Sustentabilidade – Responsabilidade Social e Responsabilidade Social e Critérios da Excelência.
Por sua vez, o módulo III, também intitulado de Responsabilidade Social, é composto por Introdução, Questionário de Responsabilidade Social – Evolução e Conclusão.
O curso tem duração de 30 dias e carga horária de 24 horas. Interessados em participar devem fazer o seu cadastro no portal EAD Sebrae. É permitido matricular-se em um único curso de cada vez. Desse modo, uma nova matrícula somente poderá ser feita após a conclusão do curso em andamento.
O aluno será instruído por um tutor com experiência nesse segmento, que vai esclarecer dúvidas e estimular discussões sobre conteúdos importantes relacionados ao tema. Também é possível interagir com outros alunos. Após sua conclusão, o participante terá direito a um certificado digital.
Acesse aqui o curso online e grátis de Responsabilidade Social
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.