Restituição do IRPF: entenda o prazo estendido para entrega de declarações
Segundo a Receita Federal, o objetivo é que sejam entregues cerca de 38,5 a 39,5 milhões de declarações do Imposto de Renda no prazo estipulado.
A declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) desse ano está cheia de novidades! A principal delas é o prazo estendido para entrega do documento, que será de 15 de março a 31 de maio. Além disso, também será possível antecipar o pagamento da restituição do IR. O órgão até já anunciou o calendário de depósitos para esses valores.
Imposto de Renda 2023
Segundo a Receita Federal, a meta é que sejam entregues cerca de 38,5 a 39,5 milhões de declarações no prazo estipulado. Isso porque a declaração pré-preenchida irá facilitar o processo para todos os declarantes, fazendo o cruzamento de dados com outras plataformas do governo, além de antecipar a restituição dos valores de quem usar a funcionalidade.
A versão pré-preenchida é mais vantajosa e irá evitar uma série de erros, pois o documento já fica parcialmente completo. Além disso, evita erros. Cabe ao declarante excluir, incluir ou mudar algumas das informações. O período de restituição do IRPF será dividido em cinco lotes e começará em maio, com prioridade sobre os grupos especiais, como idosos e pessoas com deficiência. A regra é: quanto mais cedo você declarar, mais rápido será restituído.
Método PIX para pagamento de restituição
Para adiantar o pagamento, será necessário ter utilizado a declaração pré-preenchida, além de escolher o PIX como método de pagamento da restituição. Confira a ordem de prioridade para devoluções:
- Idosos acima de 80 anos;
- Idosos acima de 60 anos;
- Portadores de necessidades especiais;
- Professores (magistério);
- Contribuintes que utilizaram a pré-preenchida ou que queiram receber a restituição por PIX;
- Demais contribuintes.
Datas de repasse do IR de pessoa física
Os pagamentos das devoluções terão cinco lotes de devolução. São eles:
- 1º lote – 31 de maio;
- 2º lote – 30 de junho;
- 3º lote – 31 de julho;
- 4º lote – 31 de agosto;
- 5º lote – 29 de setembro.
Comentários estão fechados.