Resultado do Enade 2021 é divulgado pelo Inep
Conhecimento de notas deve fazer com que os cursos superiores sejam aperfeiçoados onde haja déficit. Saiba mais detalhes sobre o Enade e os resultados do último ano.
Os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021 já foram disponibilizados aos devidos coordenadores dos cursos das universidades. Dessa forma, é possível ajustar as deficiências existentes em cada área do conhecimento dos cursos oferecidos por cada universidade, seja ela pública ou privada. Acompanhe esse artigo na íntegra e saiba mais sobre o resultado do Enade 2021 divulgado pelo Inep.
Leia mais: Enade 2022: datas, inscrição e provas; confira tudo que você precisa saber
O que é e para que serve o Enade?
Primeiro, é importante saber que Enade significa, ao pé da letra, Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, que nada mais é do que um teste componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).
Esta avaliação é realizada anualmente pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), no entanto, em cada edição, um grupo específico de graduados (de um total de três áreas) é escolhido para ser examinado.
Como resultado, é possível avaliar os programas de concessão de diplomas no Brasil, bem como determinar se o material ensinado nas salas de aula e as taxas coletadas dos alunos são de boa qualidade para a população.
Primeira vez do Enade pós pandemia
Este é o primeiro exame após o isolamento feito para combater a pandemia de Covid-19. De acordo com Carlos Moreno, presidente do Inep, o atual ciclo de avaliação permite que os alunos interessados em iniciar um programa de ensino superior comparem os programas oferecidos por várias instituições no mesmo campo e escolha o melhor.
Dados do Enade 2021
Um total de 492,461 alunos se inscreveram para o Enade 2021, onde 74% estavam matriculados em cursos de licenciatura, 19% em programas de bacharelado e 7% em programas de treinamento técnico (totalizando as três áreas). O teste foi administrado em 22.671 salas de aula situadas em 1.409 comunidades.
De acordo com a pesquisa, 67% dos alunos (330,284) vieram de universidades privadas, enquanto 33% (162.177) vieram de universidades públicas. Essa avaliação abrangeu 1.073 instituições privadas, totalizando 82% e 239 instituições públicas, totalizando 18%.
Além disso, de todos os 7.997 cursos que foram participar do Enade no ano passado, onde a maioria, contemplando 5.043 (63%) cursos, eram para licenciatura, em seguida, 2.121 (27%) de bacharelado e, por fim, 833 eram para cursos técnicos (10%).
De acordo com o coordenador-geral de Controle de Qualidade da Educação Superior, a maioria do perfil é composta por mulheres com mais de 24 anos, solteiras, com pais que não concluíram o ensino superior, com renda familiar de até três salários mínimos e que trabalham mais de 20 horas semanais.
Comentários estão fechados.