MEC divulga resultado do SISU para o segundo semestre

Mais de 60 mil estudantes foram aprovados para universidades públicas.

Nesta quarta-feira (6), o Ministério da Educação (MEC) divulgou o resultado do processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (SISU). Ao todo, mais de 60 mil estudantes foram aprovados em universidades públicas no segundo semestre de 2022, com vagas distribuídas em cerca de 2 mil cursos de graduação. Quem se inscreveu já pode conferir se está selecionado através do portal Acesso Único.

Leia mais: Digitalização nas Instituições de Ensino Superior sofre aceleração do MEC

Inclusive, mesmo sem estar logado no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, também é possível verificar o número de vagas para cada modalidade (cotistas ou não cotistas), instituições de ensino, cursos, turnos e notas de corte.

Sisu no segundo semestre

O Sisu é um sistema do Ministério da Educação no qual as universidades públicas (federais, estaduais ou municipais) disponibilizam vagas disputadas por quem fez o último Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O processo conta com duas inscrições por ano, que são feitas em fevereiro (primeiro semestre) e agora em julho (segundo semestre).

Se um aluno não conseguir nenhuma vaga no primeiro semestre, ele ainda pode se inscrever no Sisu 2022.2 e concorrer aos cursos. No geral, os processos seletivos não possuem diferença, apenas algumas mudanças no cronograma.

Matrículas

Para quem foi aprovado entre as 65.932 vagas do segundo semestre, as matrículas devem ser feitas entre os dias 13 e 18 de julho e os candidatos também poderão entrar em uma lista de espera. Para isso, elas deverão ser feitas diretamente nas universidades públicas, visto que a chamada em si será feita por cada instituição de ensino.

No total, dos 60.246 estudantes, 37.149 (61,66%) conseguiram aprovação para a sua primeira opção de curso, enquanto os outros 23.097 (38,34%) entraram na segunda opção indicada na hora da inscrição.

Lista de espera

Para aqueles que não conseguirem se classificar na chamada regular, ainda é possível disputar por outras vagas ofertadas pelo Sisu. Portanto, desde quarta-feira (6), aqueles que não foram selecionados podem participar da lista de espera do programa até a data final das inscrições (18).
você pode gostar também

Comentários estão fechados.