Retorno do Horário de Verão: realidade ou boato? Entenda essa história

Em 2019, o atual presidente do país, Jair Bolsonaro, decidiu extinguir o horário de verão do país, mas talvez isso não fique assim por muito tempo. Veja por quê.

O verão é uma estação de muito calor e dias ensolarados. E por falar nele, um pedido especial do Ministério de Minas e Energia foi feito em agosto desse ano. A proposta pedia a volta do Horário de Verão ainda no mês de outubro deste ano. Quem decide se vai ser possível esse retorno será ou não possível atualmente é o Governo Federal.

Leia mais: Confira 4 drinks que são ideais para consumir ao longo do verão

Em 2019, o atual presidente do país, Jair Bolsonaro, decidiu extinguir a prática no país.

A possível volta do Horário de Verão

Esta era uma medida usada para aproveitar ao máximo da luz do sol, fazendo com que as pessoas gastassem menos luz elétrica. Apesar de haver uma diminuição nos gastos durante esse período, algumas pesquisas feitas por parte do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) apontaram que, mesmo com a prática retornando em 2022, não haverá benefícios relevantes relacionados à energia.

O maior interesse nessas pesquisas era analisar os efeitos de adiantar o pico de consumo no período noturno para um horário que ainda houvesse luz solar. Dessa forma, isso faria uma redução na ativação de outras fontes, que custariam mais caro. Apesar de ser uma decisão tomada pelo Governo Federal, a ideia do pedido do ministério é trazer o maior número de informações atualizadas para fazer com que mudem de ideia quanto ao fim da prática.

Lado positivo da volta do Horário de Verão

Já havia sido pedido uma avaliação desse retorno por conta da crise hídrica e a economia pelo Ministério de Minas e Energia, porém a ONS anunciou também que essa medida não traria economia.

Um desconto no valor das contas de luz é algo que é dado como importante, tanto para os consumidores quanto para o ministério, então é por isso que há essa insistência de que haja medidas – como a já mencionada – para tentar economizar o máximo possível na retenção de energia elétrica.

Quando surgiu a medida?

Ela nasceu no governo da Era Vargas em 1931. Foi cancelada três anos depois e voltou apenas no ano de 1949, onde nem todos os estados aderiram a medida. Em 2019, a partir de estudos, conclui-se que o Horário de Verão não trazia resultados significativos, então teve o seu fim decretado.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.