Revalida 2023 já tem data para o início das inscrições; 1ª etapa da prova foi divulgada
As provas estão marcadas para o dia 5 de março, com a inscrição marcada para começar no dia 16 de janeiro. Confira detalhes!
Na última quarta-feira, 4, o edital do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). As inscrições começarão no dia 16 de janeiro, no valor de R$ 410,00, se encerrando no dia 20 ainda deste mês. Os estudantes ainda terão até o dia 26 para quitar o boleto e confirmar a inscrição.
Entenda o que é o Revalida
É através do Revalida que os médicos formados em outros países podem validar o curso no Brasil. As inscrições poderão ser feitas por meio do Sistema Revalida até o dia 20 de janeiro, prazo para o encerramento dos cadastros. A prova vem sendo aplicada desde 2011, avaliando as habilidades e competências dos estudantes estrangeiros que realizaram o curso de medicina em outros países.
Regras para participar do Revalida
A aplicação da prova será feita no dia 5 de março no Brasil, nestas cidades: Brasília (DF), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Campo Grande (MS), Rio Branco (AC), Recife (PE), São Paulo (SP) e Salvador (BA).
Para poder participar, estas são as regras indispensáveis:
• Ser graduado em medicina e possuir o diploma expedido pela instituição de educação superior do exterior e ter o reconhecimento do Ministério da Educação do país de origem;
• Ser estrangeiro em situação legal no Brasil ou ser brasileiro nato.
Os candidatos que foram validados na primeira etapa, por meio de uma prova teórica, também precisarão passar pela prova prática. Até o momento, as provas práticas não têm data confirmada para serem efetuadas. Prontamente, só estará apto a passar pela prova prática quem for aprovado na teórica. Serão abordadas as cinco principais áreas da medicina: cirurgia, clínica médica, obstetrícia e ginecologia, medicina da família e comunidade e pediatria.
Na teórica, serão dois cadernos diferentes: um caderno contempla 100 questões de múltipla escolha e no outro caderno serão 5 questões discursivas.
Comentários estão fechados.