INEP divulga resultados de reanálise do Revalida
Prova visa certificar a veracidade de diplomas obtidos no exterior. Saiba mais.
Para aqueles que sonham em cursar medicina, mas não conseguem vagas aqui e acabam indo para outro país para fazer o curso, é necessário passar por uma avaliação para poder atuar no Brasil. Assim, o Revalida, prova que certifica a veracidade do diploma, é a única alternativa para voltar e exercer as atividades de maneira legal no território nacional.
Algumas pessoas, no entanto, não conseguem a aprovação necessária na realização da prova e necessitam pedir recurso. Por isso, o INEP divulgou o resultado da reanálise do resultado de alguns diplomas. Acompanhe o texto para mais detalhes.
Leia mais: INEP abre inscrições para o Encceja 2022
Publicação do edital do Revalida
No último dia 18, o Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o resultado da reanálise dos diplomas dos que estão inscritos no Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira, conhecido como Revalida.
Nessa primeira etapa, são analisados documentos e a validação dos diplomas. Aqueles que não tiverem o diploma aceito, encaminham para a reanálise e podem ter o prazo de análise expedido. Nesse processo, é possível consultar o Sistema Revalida e verificar a situação do participante.
Os que forem aprovados nessa primeira análise poderão seguir para a segunda etapa, que é a aplicação da prova de conhecimentos com questões objetivas e discursivas, no dia 7 de agosto, em oito municípios brasileiros: Curitiba, Porto Alegre, Salvador, São Paulo, Recife e Rio Branco.
Critérios para participação no Revalida
Deve fazer o Revalida todo cidadão que possui um diploma de graduação em Medicina expedido por uma instituição estrangeira de ensino superior. A mesma deve ser reconhecida pelo MEC para que o diploma seja aprovado na primeira etapa.
Em casos de pessoas refugiadas que não possuem seu diploma em mãos, é preciso buscar maneiras de comprovar por outros meios, anexando a documentação específica no Sistema Revalida.
O Revalida é uma prova composta por duas etapas, uma teórica e outra prática, que dissertam sobre temas das principais áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, pediatria, medicina da família e saúde coletiva.
Comentários estão fechados.