Revelação sobre o ponto mais profundo do oceano surpreende
Milwaukee Deep, na Fossa de Porto Rico, é o ponto mais profundo do oceano Atlântico, com características que impressionam qualquer um.
O vasto oceano Atlântico, com suas águas salgadas e extensas, ocupa um quinto da superfície do nosso planeta. Banha a parte ocidental de Portugal e os arquipélagos dos Açores e Madeira.
Esse gigante corpo d’água separa os continentes europeu e africano dos americanos. Conhecido como “Mar de Atlas”, seu nome tem origem na mitologia grega. E você já se perguntou qual é o ponto mais profundo desse oceano?
Com uma profundidade notável de 8.376 metros, Milwaukee Deep, localizado na Fossa de Porto Rico, é o ponto mais profundo do Atlântico.
Curiosamente, se o Monte Everest, com seus 8.848 metros, fosse colocado neste ponto, ele ainda ficaria com a ponta para fora do ponto mais fundo do oceano Atlântico.
Atlântico é o segundo maior oceano do mundo, com mais de 100 milhões de quilômetros de área – Imagem: reprodução
Localização e características do Milwaukee Deep
O nome “Milwaukee” vem do primeiro navio que sondou o local. O Milwaukee Deep fica a aproximadamente 160 km ao noroeste de Porto Rico, dentro da Fossa de Porto Rico.
Tal depressão submarina situa-se no sul da Bacia da América do Norte e é cerca de 2.100 metros mais profunda que a bacia adjacente.
O fundo de Milwaukee é caracterizado por conter lama, areia, rochas e conchas. Junto à região conhecida como Brownson Deep, forma uma depressão que constitui o fundo da Fossa de Porto Rico.
Expedição e descobertas
Em 21 de dezembro de 2018, uma expedição chamada Five Deeps, liderada por Victor Vescovo, investigou esta área.
Os dados coletados nessa expedição foram posteriormente publicados no Geoscience Data Journal, em 2021, por Cassandra Bongiovanni, da Caladan Oceanic LLC.
Victor Vescovo destacou a importância técnica de alcançar o fundo do Atlântico, afirmando que o sistema de mergulho utilizado é o mais profundo do mundo atualmente.
Impressões do fundo do oceano
Ao alcançar o ponto mais profundo, Vescovo descreveu a experiência como “silêncio relaxante”. Estar sozinho no submarino trouxe tranquilidade e paz, oferecendo um momento de reflexão sobre os mistérios do oceano.
A exploração do Milwaukee Deep não só revelou a grandiosidade do Atlântico, mas também destacou a capacidade humana de alcançar novos limites e descobrir os segredos escondidos nas profundezas do mar.
Comentários estão fechados.