Revolução tecnológica: 5 empregos que a IA generativa irá virar do avesso
O interesse pela inteligência artificial generativa tem deixado muitos profissionais preocupados com a possível substituição no mercado.
O interesse crescente em aplicativos de Inteligência Artificial (IA) generativa vem acompanhado de preocupações acerca do impacto dessas tecnologias no futuro do trabalho. Ainda que prometam transformar diversos setores, existe uma incerteza intrínseca acerca de quais profissões poderão se tornar obsoletas e quais habilidades serão necessárias para manter-se relevante no mercado.
A evolução acelerada dos aplicativos de IA generativa tem causado uma mudança significativa na natureza do trabalho, principalmente em áreas que envolvem criatividade e manipulação de informações.
É essencial reconhecer que a IA generativa serve como uma ferramenta poderosa para os humanos. Aqueles que conseguirem explorar o seu potencial serão capazes de se destacar e crescer no mercado de trabalho, ao invés de serem substituídos. A seguir, apresentamos cinco profissões que poderão ser transformadas pela IA generativa.
5 empregos que serão transformados pela inteligência artificial generativa
1. Jornalistas
Com a sofisticação crescente da IA generativa, jornalistas e escritores poderão aproveitar seu potencial para melhorar seus processos de escrita. Utilizando essa tecnologia, eles poderão receber sugestões de rascunhos e identificar os pontos cruciais que devem ser abordados em suas pesquisas. A IA também pode auxiliar na investigação, fornecendo resumos de informações relevantes ou atualizações recentes em determinado campo que estão cobrindo.
2. Tradutores
Ferramentas de tradução baseadas em IA, como o ChatGPT, possuem a capacidade de realizar traduções rápidas e precisas entre diferentes idiomas. Essas ferramentas, capazes de compreender diversos alfabetos e sistemas de escrita, facilitam a tradução de textos em variadas línguas e são extremamente úteis para os profissionais da área.
3. Professores
A IA generativa oferece aos educadores a oportunidade de automatizar e aprimorar várias tarefas relacionadas ao ensino. Ela pode auxiliar na criação de planos de aula, sugerindo as melhores estratégias para ensinar certos assuntos e destacando as informações mais relevantes a serem transmitidas aos alunos.
Ademais, a IA pode automatizar a personalização de materiais de ensino, adaptando-os de acordo com o nível de aprendizado e habilidade de cada aluno.
4. Profissionais de marketing
A automação proporcionada pela IA generativa oferece significativas oportunidades no campo do marketing. Com essa tecnologia, é possível automatizar a criação de conteúdos em todas as áreas que demandam criatividade. Além disso, essa automação permite a personalização do conteúdo para alcançar diferentes segmentos de clientes de maneira mais eficaz.
5. Atendimento ao cliente
A aplicação de modelos de linguagem, como o ChatGPT e futuros avanços como o GPT-4, permite a criação de chatbots altamente eficientes. Esses chatbots podem estar prontos para responder a qualquer pergunta do cliente. O atendimento tende a ser mais ágil, atendendo às expectativas dos consumidores.
Comentários estão fechados.