RG Digital: Entenda como fazer solicitação do novo documento obrigatório
Fique por dentro de tudo o que precisa saber sobre o novo RG Digital que será obrigatório no Brasil.
O RG Único, é o nome do novo documento que veio para substituir o RG tradicional. Dessa forma, ele será obrigatório em todo o território brasileiro e apresenta algumas mudanças importantes para os cidadãos. Por isso, confira agora como fazer para solicitar novo RG digital e saiba suas mudanças.
Leia mais: Saiba quais documentos são necessários para aposentadoria híbrida
Entenda mais sobre as mudanças do no novo RG digital
A mudança no documento foi pensada para trazer mais modernidade e segurança para os cidadãos. Nesse sentido, a validação eletrônica, por exemplo, ocorre através do QR Code único e intrasferível em cada RG.
Além disso, no novo documento estarão inclusos dados como número do RG, CPF, se a pessoa é doadora de órgãos, o tipo sanguíneo, outros dados de saúde. Isso tudo a fim de trazer agilidade, modernidade e segurança para o indivíduo.
As mudanças não param por aí, além das citadas anteriormente, o novo RG constará informações de outros documentos, como o código MRZ, que é o mesmo visualizado nos passaportes. Portanto, com o RG único será possível o cidadão viajar sem precisar levar o passaporte, somente o RG.
Conheça os passos para solicitar novo RG digital
Primeiro você deve procurar o órgão emissor responsável do seu estado e apresentar a certidão de nascimento ou então a de casamento. O processo de validação das informações será feito através do portal oficial do Governo (Gov.BR) para garantir que o novo documento seja único e intransferível.
Depois disso, você deve ficar atento com o prazo apresentado pelo órgão emissor para retirar o documento em papel. Dessa forma, somente depois de estar com a versão impressa em mãos que o cidadão poderá acessar a versão digital. Para isso, basta entrar no aplicativo oficial do governo (gov.br), adicionar os dados que você visualizará a opção desejada.
Saiba mais sobre prazos e validade
Segundo informações oficiais, para pessoas entre 12 e 59 anos o prazo de validade do documento será de 10 anos. Já para crianças de até 11 anos o prazo é de 5 anos e para o caso de pessoas com mais de 60 a validade é por tempo indeterminado.
Além disso, os institutos nacionais terão até março de 2023 para se adequarem completamente as mudanças do novo documento.
Comentários estão fechados.