Você sabe qual o horário em que seu cérebro está mais ativo?
Quanto mais velho você é, mais cedo é o horário.
Cada pessoa possui um horário do dia no qual se encontra mais disposta e isso acontece porque cada ciclo da vida possui um ritmo circadiano diferente. Por isso, um estudo publicado na revista Economic Journal, feito por uma universidade pública do Reino Unido, analisou quais os horários em que os estudantes universitários estavam com o cérebro mais ativo. Entenda mais a respeito do seu cérebro com o decorrer deste artigo.
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Você sabia que o pico de energia do seu cérebro tem influência com a sua idade?
O ritmo circadiano é baseado, acima de tudo, na luz do dia. Ele funciona como um relógio interno que faz o corpo de cada um responder à claridade diurna. Esse ritmo possui influência desde a sua produção de hormônios e sistema digestivo, até a sua capacidade de raciocínio. Sendo assim, é possível concluir que seu cérebro atinge o pico de energia quando ele consegue se alinhar com o seu ritmo circadiano.
O pico de energia de cada fase
Uma pesquisa feita durante 5 anos, publicada na revista Economic Journal por pesquisadores de uma universidade pública do Reino Unido, chegou a algumas conclusões a respeito do cérebro de cada fase da vida com o ritmo circadiano.
Segundo a pesquisa, adolescentes têm tendências a possuírem o seu ritmo circadiano atrasado e por isso, eles estão mais enérgicos durante a tarde. Porém, a tendência é que esse ritmo aconteça cada vez mais cedo com o passar dos anos, principalmente após os 20 primeiros anos. A pesquisa ainda confirma que os estudantes universitários se apresentam mais ativos normalmente no início da tarde.
O estudo
Os pesquisadores Alessio Gaggero e Denni Tommasi, utilizaram como base a Universidade de Granada, na Espanha, e a Universidade de Bolonha, na Itália. Mais de 50 mil estudantes anônimos, tanto de graduação, quanto de pós-graduação dessas universidades, tiveram suas notas analisadas.
A pesquisa analisou os alunos distribuídos em turnos diferentes e assim, cada um deles poderia fazer o exame uma vez por dia. As pontuações desses exames eram de 0 a 100, o que tornava mais objetiva a análise de qual hora do dia os estudantes universitários obtinham seu pico de energia cerebral.
As notas do início da tarde se apresentaram maiores do que em qualquer outro horário, e esse aumento tornou-se ainda mais evidente em relação às manhãs de janeiro, onde a luz solar é menor.
O efeito da luz do dia se mostrou mais acentuado em provas de raciocínio lógico e os alunos acima de 20 anos apresentaram desempenhos melhores pela manhã do que os mais novos.
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