Robôs domésticos podem assumir 40% das tarefas em menos de uma década

Compras serão cada vez mais automatizadas em tarefas domésticas, enquanto cuidado com jovens e idosos permanecerá pouco afetado, aponta relatório.

Especialistas preveem que robôs capazes de realizar cerca de 39% das tarefas domésticas poderão estar disponíveis em uma década. Tarefas como comprar mantimentos serão provavelmente as mais automatizadas, enquanto cuidar de jovens ou idosos será menos afetado pela inteligência artificial (IA).

Essas são algumas das descobertas de uma pesquisa com 65 especialistas em IA no Reino Unido e no Japão, que foram solicitados a prever o impacto dos robôs nas tarefas domésticas. No entanto, um dos autores do relatório alertou que essa maior automação pode resultar em um “ataque total à privacidade”.

Robôs entregadores.
Robôs de entrega já são uma realidade no japão. Foto: AFP-JIJI / The Japan Times.

A professora associada em IA e sociedade na Universidade de Oxford, Ekaterina Hertog, argumentou que, se essa ajuda mais automatizada se concretizar, poderia ajudar a melhorar a igualdade de gênero, já que as mulheres ainda carregam o fardo da maior parte do trabalho não remunerado. No Reino Unido, as mulheres fazem mais que o dobro do trabalho não remunerado do que os homens, enquanto no Japão, os homens fazem menos de um quinto do trabalho não remunerado feito pelas mulheres.

No entanto, Hertog disse que o custo da tecnologia significa que o uso de robôs domésticos também pode levar a “um aumento da desigualdade no tempo livre” – com apenas famílias mais ricas podendo pagar pela tecnologia. Ela alertou que a sociedade precisava estar atenta às questões levantadas por casas cheias de automação inteligente, como a privacidade. “Não acho que nós, como sociedade, estejamos preparados para administrar esse ataque generalizado à privacidade”, disse ela.

Os especialistas envolvidos na pesquisa, publicada na revista Plos One, estimam que apenas 28% do trabalho de cuidado, como ensinar ou acompanhar uma criança, ou cuidar de um parente mais velho, seria automatizado. Por outro lado, preveem que 60% do tempo gasto em compras de mantimentos seria reduzido.

No entanto, previsões sobre robôs assumindo o trabalho doméstico “nos próximos 10 anos” foram feitas por várias décadas, mas a realidade de um robô capaz de realizar tarefas domésticas ainda permanece indefinida. Hertog comparou o otimismo em relação aos robôs domésticos ao dos carros autônomos, que existem há décadas, mas ainda enfrentam desafios tecnológicos para se adaptar ao ambiente imprevisível das ruas.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.