Rocha ‘estranha’ aparece em Marte, e NASA acredita ser um meteorito
Cientistas suspeitam que a rocha cinza se trate de um meteorito.
Há um rover da NASA em Marte que tem o objetivo de tirar fotografias e procurar objetos ou demais situações estranhas que ocorrem no planeta. Em geral, todo o cenário de Marte é bem uniforme: suas rochas possuem a mesma coloração, o mesmo formato e dificilmente estão desprendidas.
Porém, em 9 de janeiro de 2023, a última imagem captada pela Mast Camera do rover Curiosity da NASA indica que há uma rocha cinza que não se parece nada com as que já estavam ali. Saiba mais sobre o palpite dos cientistas sobre a rocha cinza encontrada em Marte.
Rocha cinza em Marte
A Nasa, em 26 de novembro de 2011, lançou de Cabo Canaveral um carro espacial chamado Mars Curiosity Rover. Ele tinha o objetivo de explorar a cratera Gale, em Marte. Alguns meses depois, no dia 6 de agosto de 2012, ele cumpriu sua missão: pousou em Aeolis Palus, nome dado à parte interior da cratera Gale. E, desde então, ele está em Marte fazendo registros importantes do planeta vermelho.
Foi lá que ele fez um registro que intrigou os cientistas: uma rocha cinza, aparentemente rica em ferro, estava depositada em solo marciano. Qual foi o palpite dos cientistas? Descubra abaixo.
Meteoritos em Marte
Cientistas acreditam se tratar de um meteorito. Em 2016, a Curiosity Rover encontrou um meteorito de ferro denominado Egg Rock, após estudos da NASA. Devido às semelhanças, eles acreditam que a pedra encontrada recentemente pode ser parte do núcleo desse asteroide.
Para a geóloga planetária Catherine O’Connell-Cooper, a rocha cinza pode, também, se tratar de um material remanescente do topo do Monte Sharp, embora ela não descarte a opção de ser um meteorito. Porém, ela afirma que o caso é raro:
”Analisamos alguns meteoritos nos últimos 10 anos, mas eles não são tão abundantes, então deixamos de ficar entusiasmados ao pensar em um de novo.’.
Comentários estão fechados.