Rosa-de-pedra: se quer ter esta joia em casa, tenha estes 6 cuidados
Você gosta de suculentas? A rosa-de-pedra chama atenção devido às suas formas e exige cuidados simples. Saiba mais sobre ela.
A rosa-de-pedra, cujo nome científico é Echeveria elegans, tem sua origem no México, onde cresce em regiões semi-desérticas. Nesse caso, pertence à família das Crassulaceae, que reúne mais de 300 espécies de suculentas.
Veja também: 5 espécies de plantas carnívoras para perder o medo e cultivar em casa
Esse nome popular se deve à estrutura de roseta, que lembra as pétalas de uma flor e precisa de cuidados. Além disso, a coloração verde ou roxa, associada a marcas brancas que a protegem do sol, tornam a aparência delicada e ornamental.
6 cuidados essenciais com a suculenta rosa-de-pedra
- Regar a cada 15 dias
Primeiramente, a rosa-de-pedra é uma planta que armazena água nas suas folhas carnudas, então não requer muita rega. Afinal, o excesso de água pode causar o apodrecimento das raízes e o surgimento de fungos. Desse modo, regas quinzenais, desde que o solo esteja totalmente seco, são aceitáveis.
- Utilizar substrato com boa drenagem
Em segundo lugar, é necessário oferecer um substrato que permita uma boa drenagem da água, para evitar o encharcamento. Sendo assim, use uma mistura associada a cactos e suculentas, ou reúna areia grossa e terra preta. Quanto ao vaso, lembre-se de manter os furos do recipiente, desentupidos.
- Aproveite a luz solar
A incidência de luz solar é fundamental no processo de floração, a partir de banhos que levam 6 horas. Portanto, não tenha medo de deixá-la na janela ou no jardim, embaixo da iluminação direta. Por esse motivo, prefira o sol da manhã e do final da tarde, pois a claridade do meio-dia costuma queimar as folhas.
- Fertilizar no verão e na primavera
Embora cresça normalmente sem fertilizantes, a adubação é recomendada em períodos em que as temperaturas estão altas. Dito isso, ofereça um adubo rico em potássio, que aumenta a resistência a doenças. Visto que há instruções na embalagem, não se esqueça de ler as orientações de aplicação.
- Proteger a planta das geadas
O clima frio definitivamente é o pior quando se trata de cultivar suculentas rosa-de-pedra. Logo, procure colocar um pano leve sobre as folhagens à noite e afastá-la do vento forte. Outra alternativa é construir uma estufa caseira, utilizando caixas e materiais acessíveis disponíveis em casas de construção.
- Monitorar a presença de pragas
Por fim, insetos que abrangem cochonilhas, pulgões e ácaros se aproximam das rosas e podem transmitir doenças. Diante dos parasitas, é essencial detectar sua presença precocemente. Ao passo que o álcool e o sabão neutro limpam de maneira suave a superfície das plantas, aplique-os usando algodão.
Comentários estão fechados.