Rosa dos Ventos: O que é, História e Significado

Rosa dos Ventos: Saiba o que é esse instrumento, a história, por que ela tem esse nome e qual é seu significado atualmente.

Advinda da época das grandes navegações, a Rosa dos Ventos é um instrumento que desempenha um papel na navegação geográfica, sendo utilizada para auxiliar a localização de determinado corpo ou objeto em relação a outro, além de facilitar a visualização com o balanço da embarcação.

É formada pelos pontos cardeais e seus intermediários ( colaterais e subcolaterais) que tem o intuito de definir as diferentes orientações para onde apontam diferentes direções.

São eles:

  • Pontos cardeais: Norte (N), Sul (S), Leste (E) e Oeste (W)
  • Pontos Colaterais: Nordeste (NE), Sudeste (SE), Noroeste (NW) e Sudoeste (SW).
  • Pontos Subcolaterais: nor-nordeste (NNE), nor-noroeste (NNW), sul-sudeste (SSE), sul-sudoeste (SSW), lés-nordeste (ENE), lés-sudeste (ESE), oés-sudeste (WSE) e oés-sudoeste (WSW).

História da Rosa dos Ventos

Inventada aproximadamente no século XIV, a Rosa dos Ventos foi um instrumento de função cartográfica, tendo origem nas navegações pelo mar mediterrâneo, sendo utilizada a partir da movimentação dos ventos do local, as direções dos oito ventos principais, dos oito ventos secundários e dos dezesseis ventos complementares (totalizando 32 direções).

Inicialmente, o instrumento tinha outro formato, mas o tradicional que se conhece atualmente foi graças ao português, Flávio Gioia, que em 1302 alterou a bússola que era usada a bordo de uma embarcação, de forma a colocar a agulha desse instrumento sobre um cartão com um desenho de uma Rosa dos Ventos.

A expressão “Rosa dos Ventos”, surge então, devido à semelhança gráfica dos pontos cardeais com as pétalas das rosas.

Este instrumento constitui uma uma grande conquista para a navegação, uma vez que permitiu ampliar a expansão da exploração marítima, em quaisquer condições meteorológicas.

Símbolo da Rosa dos Ventos

 

Na atualidade, a imagem da rosa dos ventos, além de ter ligação ideias de localização, seja ela física ou simbólica, essa figura está atrelada a um valor simbólico por trás. Ela transmite a ideia de “desejo de boa sorte” , o rumo certo, a decisão ponderada, a melhor escolha, a sorte e “bons ventos”,  ou o desejo por alcançar novas direções na vida. Por esse motivo, é muito comum que as pessoas escolham tal figura para fazer tatuagens.

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.