Rússia: O novo território lucrativo para PepsiCo e Mars
Mesmo estando literalmente em meio a uma guerra, as marcas conseguiram aumentar as vendas no país. Entenda!
No ano passado, as empresas Mondelez, Mars Inc. e PepsiCo Inc. tiveram um desempenho impressionante no mercado russo, destacando a força do consumidor local, mesmo após a invasão da Ucrânia, ordenada pelo presidente do país, Vladimir Putin.
Conforme indicado por um documento recente apresentado à autoridade tributária russa, as vendas da ‘Mondelez Rus’, conhecida por seus biscoitos Jubilee e chocolates Alpen Gold, registraram um aumento significativo de 38%, atingindo US$ 1,1 bilhão no último ano, seguindo os padrões contábeis locais.
Empresa crescem no mercado russo e enxergam grandes possibilidades
A fabricante de chocolates Cadbury, que faz parte do grupo Mondelez, obteve um crescimento ainda mais expressivo em seu lucro geral em comparação ao ano de 2020, mais que dobrando seus ganhos.
De acordo com o relatório anual da Mondelez, a lucratividade da empresa aumentou na Rússia devido a vários fatores, incluindo preços mais altos, crescimento do volume de vendas e a suspensão de gastos com publicidade.
Esses elementos contribuíram para o desempenho financeiro positivo da Mondelez no mercado russo. Além disso, o relatório menciona que a Rússia representou aproximadamente 4% da receita consolidada da Mondelez no ano passado.
A Mars, que ingressou no mercado russo no início dos anos 90, registrou um crescimento notável em suas vendas no ano passado.
De acordo com informações disponíveis, as vendas da Mars na Rússia aumentaram em 14%, totalizando 177 bilhões de rublos.
A empresa obteve um aumento significativo nos seus lucros, com um crescimento de 58%, totalizando 27 bilhões de rublos.
É correto afirmar que empresas como Mondelez, Mars Inc. e PepsiCo, sendo originárias dos EUA, continuaram a operar na Rússia, pois não estão sujeitas a sanções comerciais.
No entanto, essas empresas anunciaram que se concentrariam principalmente na venda de produtos considerados “essenciais” em meio à indignação gerada pela intervenção de Putin na Ucrânia.
É verdade que alguns grandes players do setor global de alimentos e bebidas reduziram suas operações na Rússia, mas é importante observar que poucas marcas importantes realmente desapareceram completamente do mercado.
Um exemplo é a Coca-Cola, que encerrou suas operações diretas na Rússia, mas seus produtos ainda podem ser importados de outros países para atender à demanda dos consumidores russos.
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