Saiba 4 formas que a IA pode ser usada na prática de crimes virtuais – veja como se proteger

A popularização de sistemas com inteligência artificial também aumentou o debate sobre como a tecnologia pode influenciar práticas criminosas no ambiente virtual.

A inteligência artificial é cada vez mais acessível e aplicada em ferramentas que podem ser manuseadas por muitas pessoas.

Esse avanço representa novas funcionalidades e comodidade, mas, ao mesmo tempo, também é um caminho aberto para crimes e atividades ilícitas.

Por isso, parte da discussão atual entre as entidades e governos é sobre se a Inteligência Artificial é uma tecnologia que será adotada para afetar de forma negativa as pessoas, por meio de diversos tipos de golpes pela internet.

Os perigos da acessibilidade da Inteligência Artificial

Apesar de gerar um debate quase cinematográfico, o uso da inteligência artificial pode ter uma linha tênue entre o uso positivo das ferramentas e grandes crimes cibernéticos.  

De acordo com Matthew Cadwell, professor de Ciência da Computação da UCL (University College London), a disseminação da IA oferece cada vez mais facilidade no uso da tecnologia, fazendo com que não seja necessário ter um alto conhecimento técnico para adaptar as ferramentas.

Assim, até mesmo os golpes atuais que já são praticados na internet podem sofrer uma evolução com a IA.  Esse desenvolvimento criminoso também aumenta a facilidade para compartilhar e comercializar os resultados dos golpes.

Por isso, pensando nos cuidados individuais que precisam ser tomados ao usar a internet e as ferramentas de IA, separamos os quatro tipos de atividades ilícitas que podem ser aprimoradas com a tecnologia. Continue lendo, descubra e permaneça atento!

4 atividades ilícitas que podem evoluir com a inteligência artificial

Deepfake

Um crime que já circula pelas redes sociais é o Deepfake. Nessa prática, é possível “imitar” o rosto de uma pessoa, colocando-a em uma situação falsa. Por exemplo, um vídeo em que a pessoa está fazendo ou dizendo algo que nunca aconteceu.

Ferramentas de Inteligência Artificial para simulação de conversas

A automação já é amplamente utilizada para atendimentos on-line de bancos, lojas e serviços públicos. Dentro desses sistemas, é criada uma simulação de conversa para agilizar o atendimento.

Contudo, com a inteligência artificial, esses sistemas estão cada vez mais próximos de uma simulação avançada de uma conversa real.

Assim, criminosos podem aprimorar seus golpes interagindo com as pessoas e conseguindo dados e informações pessoais.

Entrada forçada nos redes e sistemas

Essa técnica de invasão tenta descobrir códigos e senhas para acessar sistemas, sites, redes sociais e outros domínios protegidos.

Por meio da inteligência artificial, a decodificação acaba sendo mais rápida e eficiente. Assim, seria possível testar inúmeras combinações de senhas em poucos minutos, indo além dos sistemas hackeados que já são usados.

Phishing

Por fim, o último golpe que pode ser aprimorado com IA é o phishing, oferecendo interação e mensagens mais produzidas e detalhadas.

Essa prática consiste em fingir ser uma empresa ou outra pessoa para conseguir dados pessoais, números de cartão de crédito e senhas. Normalmente, é por SMS, e-mails e mensagens por aplicativos, como o WhatsApp.

O avanço da inteligência artificial também representa formas mais seguras de aproveitar a internet. Então, proteja-se em ambientes digitais para ter uma experiência melhor e livre de golpes virtuais.

Como se proteger de golpes na internet?

  • Não acesse sites de banco e redes sociais em redes Wi-Fi públicas;
  • Crie senhas fortes e combinações diferentes para cada site;
  • Use verificação de duas etapas em redes sociais e e-mails;
  • Não forneça nenhum dado pessoal para terceiros;
  • Use cartão virtual em compras on-line;
  • Não clique em quaisquer links de banco ou de empresas;
  • Suspeite de contatos não solicitados, busque orientação diretamente com as empresas.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.