A partir de qual idade a criança pode consumir chocolate?
Muitos pais têm dúvidas sobre quando começar a oferecer certos alimentos às crianças, então é importante saber o que dizem as autoridades de saúde.
As crianças devem mamar o leite materno de forma exclusiva até os seis meses de idade. A partir daí, é possível iniciar a introdução de outros alimentos, e assim surgem várias dúvidas sobre o que oferecer. Pensando nisso, veja agora com qual idade a criança pode consumir chocolate e outros alimentos como refrigerantes e salsichas.
Leia mais: Diabetes infantil: Saiba mais sobre essa doença que acomete cada vez mais crianças
Introdução alimentar
De acordo com o Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 Anos, formulado pelo Ministério da Saúde, as crianças devem começar a ingerir outros alimentos além do leite materno (ou fórmula infantil) a partir dos seis meses, exceto em algumas situações específicas.
Nesse sentido, os primeiros alimentos da criança devem ser frutas, vegetais, peixes, leguminosas (feijão, grão de bico), cereais (arroz, milho, trigo), carnes e ovos. Além disso, apesar de não ser recomendado, o sal também pode fazer parte da preparação dos alimentos, mas em pequenas quantidades.
Por outro lado, as crianças não devem consumir açúcar, nem alimentos que tenham açúcar em sua composição, até os dois anos de idade. Ademais, produtos alimentícios industrializados também devem passar longe do padrão alimentar dos pequenos.
Com qual idade a criança pode consumir chocolate?
Tendo em vista que o chocolate é um alimento que leva açúcar em sua composição, a recomendação é de que as crianças não consumam antes dos dois anos de idade. Além disso, os chocolates mais comuns do mercado são ricos em gorduras, o que pode favorecer o ganho excessivo de peso e desencadear a obesidade infantil.
É proibido oferecer alimentos industrializados às crianças?
O Guia Alimentar recomenda que as crianças (assim como a população em geral) consuma alimentos in natura e minimamente processados na maior parte do tempo. Ou seja, produtos industrializados, que contêm diversos aditivos químicos, sódio e gorduras devem ser evitados ao máximo.
Portanto, após os dois anos, as crianças não estão proibidas de consumir chocolates, bebidas açucaradas e alimentos embutidos. Porém, a ingestão desses alimentos deve ser restrita a momentos muito pontuais.
Obesidade durante a infância
A obesidade é um problema crônico de saúde que a cada ano afeta mais pessoas. Nesse sentido, o número de crianças obesas e diabéticas (em decorrência da obesidade) está crescendo de maneira alarmante no Brasil.
A alimentação rica em alimentos gordurosos e cheios de açúcar, em conjunto com a inatividade física, é a causa do surgimento desses problemas. Portanto, cuidar da dieta dos pequenos é fundamental para evitar essas doenças e suas consequências, que são extremamente prejudiciais à saúde.
Comentários estão fechados.