Seu cãozinho tem medo de chuva? Saiba o por que e aprenda dicas infalíveis para deixar o pet mais à vontade

É comum que cachorros se sintam desconfortáveis em dias de raios e trovoadas por conta dos barulhos estrondosos.

De vez em quando podem acontecer tempestades que tenham a presença de raios e trovoadas, com isso, é muito comum percebermos nossos cães inquietos e nervosos com os barulhos desses fenômenos da natureza. Portanto, confira algumas dicas de como acalmar um cão durante uma tempestade e qual o motivo de eles terem medo. Acompanhe a leitura e confira!

Leia mais: Curiosidade: Conheça os sinais que seu cachorro está feliz com você!

Por que cães têm medo de tempestades?

Sabemos que, quando bem abrigados, nossos cãezinhos não sofrerão com as consequências diretas da tempestade. Porém, os barulhos estrondosos oriundos dos fenômenos naturais podem assustar o animal fazendo com que ele fique agitado e bastante nervoso. Mas porque será que esses sons incomodam tanto? Bom, a resposta é bem complexa e, o que temos que saber de fato é como ajudá-los nos momentos de inquietude quando as chuvas fortes surgem.

Como ajudar meu pet quando ele está com medo?

Em primeiro lugar, é importante manter a calma e agir com tranquilidade. Porque por mais que possa parecer mentira, os cães possuem a capacidade de perceber o que nós estamos sentindo. Então se você demonstrar medo, ficar nervoso e inquieto, só vai reforçar que o comportamento a se ter nessas situações é este.

É comum que tenhamos vontade de dar colo, mas evite agarrar ou abraçar seu pet nesses momentos de aflição. Isso porque, embora seja um comportamento de zelo e cuidado, envolver o cachorro quando ele está com medo fará com que ele ache que realmente está em perigo. Portanto, é bom evitar, mas você pode tapar os ouvidos dele com um pouco de algodão, essa ação pode ajudar a minimizar os ruídos das trovoadas.

O ideal é trabalhar o medo do cãozinho gradualmente. Uma dica bacana é colocar sons de chuva para tocar e ir aumentando de forma gradativa. Com o tempo, escutar esses sons diariamente ajudará o cachorro a conseguir superar esse pavor. Além disso, você também pode tentar distraí-lo enquanto acontece a tempestade, brincadeiras e carinhos podem ajudar ele a se acalmar.

Quando devo levar à uma consulta veterinária?

Hoje no mercado, existem várias alternativas de calmantes naturais específicos para animais, como florais e até chás de folhas. Todavia, essas soluções devem ser ministradas mediante recomendação de um médico veterinário especialista, principalmente quando falamos de calmantes. Mas vale ressaltar que esta é uma opção para depois de já ter tentado de tudo. Muitos cães podem não ter problemas com estresse, apenas temem a chuva por instinto ou devido à audição sensível que é afetada com os barulhos altos dos trovões.

Uma outra alternativa também é tentar algumas técnicas de adestramento. É importante ter paciência e buscar praticar essas dicas diariamente para motivar seu pet a lidar com o medo. Sendo assim, logo ele perceberá que não há motivos para temer a chuva e as tempestades.

Agora que você já sabe como acalmar um cão durante uma tempestade, clique aqui e leia mais conteúdos como esse!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More