Como castigar o seu cachorro para discipliná-lo?
Confira dicas para educar o seu cachorro da maneira certa.
Os cães são grandes companheiros e animais muito inteligentes, capazes de aprender com facilidade como devem se comportar. Para isso, você precisa educar o seu cachorro para que ele tenha bons modos. Neste artigo você vai aprender como castigar o seu cachorro para discipliná-lo. Acompanhe a leitura!
Veja mais: 10 raças de cachorros que amam uma bagunça!
Como castigar e educar o seu cachorro?
Educar o seu cachorro é uma tarefa difícil, afinal, pequenos gestos diários fazem toda a diferença para a disciplina do bichinho. Embora existam muitas técnicas para adestrar o cão, os tutores podem errar no momento de aplicar essas estratégias.
Assim, as ações para adestrar o animal precisam ser coerentes e fazer com que ele entenda quais são as atitudes que ele pode ter e quais são proibidas. Alguns dos maiores deslizes cometidos nestes casos são a falta de linguagem clara, ausência do reforço positivo e punições severas. Desta forma, confira a seguir dicas certeiras de como educar o seu cachorro.
O que não deve ser feito para educar o cachorro?
O primeiro ponto é nunca utilizar a agressão como forma de punir e castigar o animal, pois a violência física e verbal provoca alterações no comportamento do cão, deixando-o mais nervoso ou depressivo. Sendo assim, não xingue o pet, não utilize choques, não bata, não assuste o cachorro com borrifadas de água, jatos de ar, estouros de bombas ou sacos plásticos e nem coloque coleiras anti-latidos!
Ademais, usar a força para trancar o bichinho de estimação em um cômodo da casa também não é uma boa ideia. Apesar de serem animais inteligentes, o seu cachorro não vai entender o motivo do isolamento.
Maneira correta para educar o cachorro
A estratégia do reforço positivo é a melhor opção para educar os cães. Essa técnica consiste em utilizar elogios, carinhos e petiscos sempre que o pet fizer algo certo, pois devido a sua inteligência, conseguem associar essas ações positivas ao comportamento correspondente.
No início, você vai precisar de um pouco de paciência até que o cachorro aprenda os comandos, e sempre que ele os executar da maneira correta, dê uma recompensa. Esse método pode ser utilizado também para ensinar qual é o local certo para o bichinho fazer suas necessidades.
Enfim, sempre que o animal estiver fazendo algo errado e você o flagrar, repreenda o cão com palavras curtas e objetivas, a exemplo do “não”, e não permita que a ação incorreta se torne um hábito.
Se você gostou desse conteúdo, então clique aqui para ler mais artigos como esse!
Comentários estão fechados.