Saiba como comprovar vínculo com o INSS caso não conste no CNIS
A carteira de trabalho é um documento importantíssimo, mas ocorrem situações em que ela se perde. Veja como provar o vínculo empregatício nesses casos.
A carteira de trabalho é um documento importantíssimo para comprovar seus vínculos empregatícios, e embora estejamos evoluindo na questão digital, a versão física ainda é um comprovante indispensável. Porém, ocorrem situações em que ela se perde, principalmente quem tem mais de uma carteira e muitas assinaturas, e nestes casos, como provar o vínculo empregatício?
Leia também: 3 benefícios disponíveis do INSS que você talvez não conheça
Em situações como estas, é interessante tentar provar o vínculo empregatício com outros documentos, como holerites, contratos, termos de rescisão e extratos do FGTS. Assim, é possível reconhecer o vínculo que não esteja incluído no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) pelo INSS.
É sempre importante guardar estes documentos, para caso um dia seja necessário, mas segundo a advogada Erotilde Ribeiro dos Santos Minharro, as empresas são obrigadas a ceder estes documentos caso um ex-funcionário solicite.
Em casos de não ter esses documentos e a empresa já ter fechado, o único jeito é ir atrás de ex-colegas para testemunhar a favor da causa. Contudo, para isso, é preciso ter algum documento que comprove o trabalho e abrir uma justificativa administrativa. Vale também procurar os documentos no sindicato de massa falida, caso a empresa não exista mais.
Confira se seus dados da carteira de trabalho estão corretos acessando o site do Ministério do Trabalho e Previdência, e cadastre-se usando sua conta Gov.br. Ou, baixe o aplicativo Carteira de Trabalho Digital e cadastre-se também usando sua conta Gov.br. Seus vínculos empregatícios aparecerão em ordem cronológica, do mais recente ao mais antigo.
Comentários estão fechados.