‘Dezembrite’: Como a Síndrome de Final de Ano afeta algumas pessoas

São vários os aspectos que ressurgem nas festas de final de ano, confira.

O mês de dezembro é recheado de eventos e comemorações com amigos e familiares, o que garante muitos encontros e reencontros. Embora para alguns esses sejam momentos positivos e carregados de boas energias, para outros, desencadeiam um processo chamado de Síndrome de Final de Ano.

Alguns estudiosos da Universidade da Virgínia, nos Estados Unidos, estudaram os aspectos psicológicos durante esse período e perceberam a piora de transtornos mentais. Assim, nomearam esse período de “dezembrite”. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto.

Leia mais: Já podemos guardar os agasalhos? Veja previsão para a temperatura do fim do ano

Como a Síndrome de Final de Ano afeta algumas pessoas

Entenda por que as festas de fim de ano geram a síndrome em questão.

Positividade tóxica

A obrigatoriedade de transparecer gratidão e felicidade pode gerar crises de ansiedade. Ou seja, provoca um efeito contrário do que se espera, pois quem não compartilha desse pensamento acaba se sentindo deslocado e se culpabiliza.

Cada pessoa passou por diferentes experiências e acontecimentos ao longo do ano, o que impacta na sua percepção ao final. Assim, é compreensível que nem todos compartilhem das mesmas comemorações.

Objetivos não alcançados

Outro ponto que influencia diretamente na ansiedade são as listas de objetivos. Elas podem nortear suas ações durante o ano, mas, nesse momento em que são cobradas as resoluções do ano, ver a lista das metas não cumpridas pode afetar seu psicológico.

De acordo com os especialistas, é normal se sentir triste e ansioso nessas ocasiões, pois é o início de um novo ciclo.

Sentir-se sozinho(a)

Para quem vive distante de amigos e familiares, é um momento para aumentar a sensação de solidão. Mesmo que na maioria do tempo eles se sintam bem sozinhos, essas festividades aumentam a possibilidade de se sentir mais reprimidos. Esse fato não se limita apenas a quem está distante, algumas pessoas, mesmo próximas à família, se sentem distantes emocionalmente.

Lembranças

Normalmente, durante as datas festivas de final de ano, todos estão reunidos. Isso pode reforçar o sentimento de saudade dos que já não estão mais presentes. Um ar triste ou melancólico pode surgir entre os presentes, que revivem o luto. Esse aspecto fica ainda pior quando é o primeiro ano após a perda.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.