Conheça mais sobre a acelga: seus benefícios e como cultivá-la

Aprenda como cultivar acelga em sua horte e tenha todos os benefícios que o consumo dessa hortaliça pode trazer para a sua saúde.

A acelga é uma hortaliça muito presente na culinária oriental, mas também aparece em alguns pratos brasileiros, principalmente nas saladas de folhas. Ela pode aparecer com folhas em tons de verde ou avermelhada e as colorações mais comuns do seu caule são branco, amarelo e vermelho.

Essas folhas são crocantes e podem ser comidas cruas, assadas ou refogadas. Se quiser conhecer mais sobre os benefícios e como cultivar acelga, então acompanhe a leitura!

Seus benefícios

A acelga tem um baixo teor calórico: 20kcal em 100g de folha e um alto valor nutricional. Ela é fonte de vitaminas e minerais, que ajudam no bom funcionamento do corpo, como:

  • Vitamina C, que reforça o sistema imunológico e combate radicais livres;
  • Vitamina K, previne a aterosclerose e a formação de placas nas artérias;
  • Cálcio, que ajuda nas funções neuromusculares e estimula a densidade óssea;
  • Magnésio e potássio, minerais fundamentais no bom funcionamento do coração e das células nervosas.

Como cultivar

Por ser uma planta que gosta de clima ameno e médias temperaturas, a época ideal para plantá-las é entre a primavera e outono.

Você vai precisar umedecer as sementes, então coloque-as na água por cerca de 48h. Passado esse tempo já é possível levá-las ao solo: este deve ser bem drenado, rico em nutrientes e com pH em torno de 6,5 (levemente ácido).

O canteiro escolhido para plantá-las deve ter algumas horas de incidência solar por dia, mas principalmente com sombra parcial pois a planta não suporta muito calor.

Quando estiver tudo pronto faça uma cova de 2,5 cm de profundidade na terra e deposite 2 sementes por buraco, lembrando de deixar 8 cm entre elas. Assim, geralmente as sementes germinam em 10 dias.

Atente-se às regas, pois o solo deve permanecer sempre úmido, mas não encharcado e é bom adubar a cada 20 dias.

Sobre a colheita, ela deve ser feita no primeiro ano de cultivo já que a partir do segundo ano a planta entra no estágio de reprodução e suas folhas ficam duras e amargas.

Se você gosta de dicas sobre cultivos, leia mais aqui!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More