Conheça mais sobre a acelga: seus benefícios e como cultivá-la

Aprenda como cultivar acelga em sua horte e tenha todos os benefícios que o consumo dessa hortaliça pode trazer para a sua saúde.

A acelga é uma hortaliça muito presente na culinária oriental, mas também aparece em alguns pratos brasileiros, principalmente nas saladas de folhas. Ela pode aparecer com folhas em tons de verde ou avermelhada e as colorações mais comuns do seu caule são branco, amarelo e vermelho.

Essas folhas são crocantes e podem ser comidas cruas, assadas ou refogadas. Se quiser conhecer mais sobre os benefícios e como cultivar acelga, então acompanhe a leitura!

Seus benefícios

A acelga tem um baixo teor calórico: 20kcal em 100g de folha e um alto valor nutricional. Ela é fonte de vitaminas e minerais, que ajudam no bom funcionamento do corpo, como:

  • Vitamina C, que reforça o sistema imunológico e combate radicais livres;
  • Vitamina K, previne a aterosclerose e a formação de placas nas artérias;
  • Cálcio, que ajuda nas funções neuromusculares e estimula a densidade óssea;
  • Magnésio e potássio, minerais fundamentais no bom funcionamento do coração e das células nervosas.

Como cultivar

Por ser uma planta que gosta de clima ameno e médias temperaturas, a época ideal para plantá-las é entre a primavera e outono.

Você vai precisar umedecer as sementes, então coloque-as na água por cerca de 48h. Passado esse tempo já é possível levá-las ao solo: este deve ser bem drenado, rico em nutrientes e com pH em torno de 6,5 (levemente ácido).

O canteiro escolhido para plantá-las deve ter algumas horas de incidência solar por dia, mas principalmente com sombra parcial pois a planta não suporta muito calor.

Quando estiver tudo pronto faça uma cova de 2,5 cm de profundidade na terra e deposite 2 sementes por buraco, lembrando de deixar 8 cm entre elas. Assim, geralmente as sementes germinam em 10 dias.

Atente-se às regas, pois o solo deve permanecer sempre úmido, mas não encharcado e é bom adubar a cada 20 dias.

Sobre a colheita, ela deve ser feita no primeiro ano de cultivo já que a partir do segundo ano a planta entra no estágio de reprodução e suas folhas ficam duras e amargas.

Se você gosta de dicas sobre cultivos, leia mais aqui!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.