Imposto de Renda e criptomoedas: Saiba como fazer a declaração desse ativo

Uma grande dúvida para pessoas que investem em criptoativos é como fazer a declaração no Imposto de Renda. Confira aqui.

As criptomoedas têm se popularizado cada vez mais entre diversos investidores mundiais e no Brasil. No entanto, com a crescente popularização dessa moeda digital, também acabaram surgindo muitas dúvidas sobre como declarar criptomoedas no Imposto de Renda brasileiro. Sendo assim, entenda mais como funciona esse processo e seus passos.

Leia mais: Criptomoedas: melhores cursos para se aprimorar no mercado de moedas digitais

Entenda mais sobre como funciona a declaração das criptomoedas no Imposto de Renda

A Receita Federal, órgão responsável pela organização processual do IR, definiu desde 2019 a obrigatoriedade da presença das criptomoedas na declaração do Imposto de Renda. Nesse sentido, esse ato deve ser realizado pelas pessoas que obtiveram lucro em relação ao que compraram em criptomoedas. Ou seja, quem tiver rendimentos com tais aplicações terá que declarar no Imposto de Renda.

Por isso, somente quando as vendas de criptoativos ultrapassam o valor de R$35.000,00 ao mês é que o investidor precisará adicioná-los na sua lista de ganhos do IR.

Já nos casos em que o investidor não tenha conseguido obter um rendimento maior que os R$35.000,00 por mês, ele não precisa adicionar a informação no “Rendimento isento e não tributado”, visto que não houve incidência de imposto.

Saiba como fazer declaração de criptomoedas

Ao declarar os criptoativos no IR, é necessário preencher algumas informações sobre o investimento, como a quantidade de criptomoedas, dados pessoais da pessoa que realizou a venda, local onde a criptomoeda está guardada, entre outros dados.

Além disso, vale ressaltar que cada criptoativo possui seu próprio código. Sendo assim, temos 99 para tokens ou outros criptoativos, 01 para bitcoin (BTC), 03 para stablecoins, 10 para Tokens não fungíveis e 02 para altcoins.

Com essas informações, não perca mais tempo e aproveite para fazer a declaração do Imposto de Renda 2022 contendo os dados sobre as criptomoedas investidas. Vale ressaltar que as transações de criptoativos do ano passado também podem ser declaradas.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.