Saiba como descartar corretamente as fezes do seu pet

Você sabe como descartar corretamente as fezes do seu pet sem comprometer a higiene de sua casa?

Afinal, há diferença entre os perigos causados pelas fezes humanas e as fezes de animais? A legislação determina que fezes humanas e de animais são classificadas como esgoto sanitário, desse modo o risco a saúde está classificado no mesmo nível, por isso é muito importante saber como descartar corretamente as fezes do pet.

Leia mais: Quanto tempo um cachorro pode ficar sozinho em casa?

Com base nessa premissa, descartar as fezes dos pets no vaso sanitário não expõe a família a qualquer risco maior. Isso se dá,  sobretudo, porque o destino desses dejetos é o mesmo: o esgoto.

Ocorre que a prática que se observa no dia a dia é que quase todas as pessoas que possuem pets descartam as suas fezes o lixo e não no esgoto. Isso sim é um grande e potencial risco a saúde humana e dos próprios animais.
Vejamos quais são os reais riscos no descarte errado das fezes dos nossos pets.

Riscos

Jogar o saquinho de cocô de animais nos lixos e um erro por vários motivos. O primeiro deles e o mau cheiro que provoca, que é muito desagradável. Na sequência, temos os riscos de contaminação pela exposição das fezes ao ar livre.

Uma vez não direcionadas para o esgoto e expostas ao ar livre há um alto nível de proliferação de parasitas. Isso ocorre porque elas colocam ovinhos e eles podem contaminar animais e pessoas. Ademais, os trabalhadores que lidam diretamente com o lixo estão ainda mais expostos a contaminação pois em muitos casos os sacos de lixo não são apropriados e rasgam ou então estão abertos.

A água da chuva também é um agente proliferador dos parasitas causados pelas fezes. Com a correnteza, elas acabam por distribuir em outros lugares os ovos, aumentando ainda mais o risco de contaminação.

Afinal, como descartar as fezes do pet na rua?

O ideal é entender que além de ter que recolher as fezes dos seu bichinho de estimação, deve levar o saquinho para sua casa e descartar no vaso sanitário.
Caso você precise ficar por longo período fora de casa, ai, excepcionalmente, descarta em lixeiras públicas, com o saquinho devidamente lacrado e, jamais, coloque no chão pois outros animais podem rasgar o saco e facilitar a contaminação do ambiente.

Gostou dessas dicas e quer ler mais conteúdo como esse? Acesse Escola Educação.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.