INSS: Saiba como fazer a prova de vida pelo aplicativo

É preciso regularizar a situação até fim do mês para quem deseja fazer a prova de vida.

Após ficar suspensa durante a pandemia de Covid-19, a prova de vida do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) passou a ser obrigatória novamente em 2022. No entanto, o procedimento pode ser feito pela internet, dispensando a ida a uma agência da Caixa Econômica Federal para verificação.

Por isso, se você quiser aprender como fazer a prova de vida do INSS pelo aplicativo, é só continuar lendo este artigo.

Leia mais: RPV: INSS pagará até R$ 71 mil depois de revisão de benefícios

Saiba como fazer a prova de vida do INSS sem precisar sair de casa

Quem precisava fazer uma prova de vida entre novembro e dezembro de 2021 deve concluir o processo neste mês. Para isso, como dito anteriormente, aposentados e pensionistas não precisam mais ir a um banco para apresentar seus documentos.

Isso porque a prova de vida atual é baseada na coleta de dados de plataformas governamentais. Esse cruzamento será utilizado para verificar se o titular do benefício realizou algum tipo de ação nos doze meses seguintes ao seu último aniversário, com base em informações mantidas pelo Estado ou por órgãos administrados pelo Governo Federal.

Nesse sentido, são utilizados dados como: votação nas eleições; registro de download de bens; vacinação; consultas ao Sistema Nacional de Saúde; ou renovação de documentos como RG, carteira de motorista ou passaporte.

Como fazer a prova de vida do INSS pelo celular?

O primeiro passo é acessar o aplicativo do Meu INSS. Ao fazer isso, você será redirecionado para o aplicativo Gov.br, onde deverá clicar em “Autorizações” e em seguida escolher “Autorizar” o que ainda não estiver liberado. Depois disso, siga em “Realizar validação” e clique em “Permitir”. Assim, o aplicativo terá acesso à sua câmera do celular.

Após preencher todos os dados que forem solicitados para confirmar que é você de fato, basta selecionar a opção “Prosseguir”. Ao posicionar o celular no seu rosto para a identificação, é só continuar informando o que for pedido até terminar o processo.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.