Saiba como ficará a conta de energia no mês de Janeiro e se você terá algum benefício
O ano vai começar e algumas coisas vão mudar na conta de energia. Você está por dentro das mudanças?
Ao que tudo indica, o mês de janeiro vai trazer algumas novidades. Parece que algo vai mudar na conta de energia. Grupos específicos vão ganhar benefícios a partir do mês de janeiro. Leia abaixo e descubra quem pode ter direito a esse benefício. Então, saiba como ficará a conta de energia no mês de janeiro e se você tem direito ao benefício.
Conta de energia no mês de Janeiro
Tudo indica que haverá um desconto na conta de luz em janeiro. Isso tem a ver com um Programa do Governo Federal, intitulado de Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE).
O programa vai elaborar descontos na conta de energia elétrica e os brasileiros que possuem baixa renda terão concessão desde que tenham o requisito. Cerca de 14 milhões de brasileiros são beneficiados pelo programa e tem desconto de 10% em suas contas.
O programa verifica todo mês quem pode ou não ganhar os descontos na conta de luz. Para fazer parte do programa é preciso levar em consideração os fatores como consumo familiar e renda mensal.
É preciso estar ciente sobre quem realmente pode ou tem direito de receber o benefício no mês de janeiro e como deve seguir as regras para ganhar o desconto dado Pelo programa.
Quem pode receber?
O TSEE, foi estabelecido pela Lei nº 10.438, de 26 de abril de 2022 e oferece desconto no pagamento da conta de luz. O programa ajuda as famílias que vivem em vulnerabilidade social.
Eles devem possuir cadastro atualizado no CadÚnico e tem o máximo de consumo em 220 kWh no mês. Eles recebem desconto e precisam possuir o seguinte critério:
- Possuir renda até meio salário mínimo;
- Ter inscrição ativa no Benefício de Prestação Continuada (BPC);
- Ter renda familiar de até três salários mínimos;
- O morador, portador de alguma enfermidade ou deficiência na qual a realização do tratamento ou procedimento que tenha que usar aparelhos ou instrumentos que consomem energia.
Como será aplicado o desconto?
O desconto geralmente é calculado pela base do consumo de cada família. O limite de gastos é de 220 kWh/mês. Quando menor for o consumo, maior será o desconto que você receberá na sua conta de energia.
Comentários estão fechados.