Assim como a gente, os animais possuem sentimentos e podem desenvolver doenças psicológicas como a depressão. Esse quadro pode ser desencadeado por razões como estresse, traumas, mudanças bruscas na rotina, entre outros fatores. Por isso, saiba agora como identificar depressão em cachorros.
Leia mais: Conheça 5 cheiros que os cachorros detestam!
Possíveis causas para a depressão canina
Como mencionado, alguns fatores podem contribuir para o desenvolvimento dessa doença nos cães, conheça um pouco melhor as causas, dessa forma será mais fácil identificar caso o cachorro apresente sinais depressivos, afinal, você vai saber se ele foi exposto a algum fator desencadeante da depressão.
- Morte de alguém especial
Perder alguma pessoa muito próxima ou algum amiguinho pet pode deixar o cachorro depressivo. De acordo com especialistas, perdas desse tipo são responsáveis por até 70% dos quadros de depressão em cachorros.
- Novos membros na família
Mudanças repentinas na rotina do cão, a exemplo da chegada de um novo animal ou uma nova pessoa também podem levar o pet à depressão, seja pelo estresse da convivência recente ou por ciúmes e sensação de ser deixado de lado.
- Falta de espaço
Quando o cachorro não possui espaço suficiente para se exercitar e brincar ele pode ficar estressado, principalmente se não houver pelo menos passeios e caminhadas. Esse tipo de situação pode culminar com a depressão canina.
- Eventos traumáticos
Acidentes, maus tratos, esses são exemplos de situações que podem traumatizar o pet e causar consequências negativas no comportamento inclusive levá-lo a um quadro depressivo.
Quais os sinais da depressão em cachorros? Saiba identificar
É importante identificar o quanto antes os sinais dessa doença no seu pet para procurar um profissional que possa ajudar com a situação.
Falta de interesse em atividades: preste atenção se o cão de repente perder o interesse por passeios, carinhos, brincadeiras. O isolamento, em geral, é um sinal característico da depressão.
Automutilação: repare se o cão está se mordendo, principalmente nas patas e na cauda, pois causar ferimentos em si próprio pode ser um sinal do quadro depressivo.
Perda de apetite e sonolência: Além disso, parar de comer como de costume e passar muito tempo deitado, sonolento, apático, também são sinais de alerta.
Comentários estão fechados.