Saiba como identificar os sinais de que você está prestes a ser demitido
Conheça o melhor truque para se preparar para demissões.
Não existe nada pior do que ser desligado de uma empresa, não é mesmo? Quando não se tem certeza se isso realmente vai ocorrer, bate aquela ansiedade, insegurança e até mesmo um sentimento de culpa. Por conta disso, é importante entender se realmente estamos prestes a ser demitidos, até mesmo para nos prepararmos para as contas e impacto emocional. Felizmente, você pode perceber alguns sinais de que está prestes a ser demitido.
Leia mais: Quem está perto de se aposentar pode ser demitido?
Normalmente, quem já passou por demissões pode estar um pouco mais calejado, então já sabe reconhecer o que está para acontecer e como reagir a isso. O problema mesmo são as pessoas mais jovens e sem experiência, muitas delas em seu primeiro emprego real.
Quais são os sinais que você está prestes a ser demitido?
- Demissões em outros departamentos
No geral, as empresas maiores são mais propensas a dispensar funcionários em grandes levas, em vez de demitir um de cada vez. Portanto, se metade das pessoas de um setor saírem da empresa carregando todas as suas coisas, é bem provável que aconteça em outros departamentos.
Por conta disso, é importante prestar bem atenção ao final de cada trimestre fiscal, geralmente quando a maioria das demissões acontecem.
- As coisas começam a aparecer estranhas
É meio difícil de explicar, mas quem já passou por uma empresa em crise sabe o quanto o clima parece bastante diferente e estranho, acompanhado de uma certa tensão no ar. Isso acontece porque um supervisor, por exemplo, já sabe quem será demitido no próximo mês, então a interação acaba mudando bastante, dependendo da sua personalidade. Mesmo mantendo o segredo, você consegue perceber algumas dicas através do contato visual, menos falas nas reuniões formais etc.
- Fim dos planos de longo prazo
Quando as empresas param de fazer planos a longo prazo e falar sobre eles em reuniões, isso definitivamente não é um bom sinal. Quando seus chefes sabem sobre demissões muito antes de você, eles são muito mais propensos a cancelar reuniões de planejamento em vez de mantê-las entre os funcionários.
Comentários estão fechados.