Como limpar as plantas para que elas fiquem sempre limpinhas e saudáveis?

As plantas também precisam de uma rotina de cuidados para ficarem sempre bonitas e com saúde. Confira!

As plantas possuem diversas funções na natureza, desde purificar o ar até servir como alimento. Nesse sentido, elas requerem cuidados frequentes para a manutenção da sua saúde. Pensando nisso, veja agora algumas dicas de como limpar as plantas corretamente, pois o cultivo vai além da rega e da adubação.

Leia mais: Plantando pimenta do reino: Aprenda como cultivar essa famosa especiaria

Como limpar as plantas corretamente?

Manter as plantas limpas é importante por diferentes razões: primeiro, porque uma planta suja não é nada bonita, e segundo, pois a sujeira pode atrapalhar o processo de fotossíntese por dificultar a penetração dos raios solares e enfraquecer a planta.

Intervalo ideal para higienizar as plantinhas

Se você mantém suas plantas perto de janelas ou ao ar livre, elas certamente acumulam poeira mais rápido. Observe as folhas durante a rega no intuito de verificar a existência de poeira ou sujeiras visíveis. Se houver, está na hora de limpar.

Cuidados importantes

Retire toda a poeira acumulada dos dois lados das folhas. Em caso de folhas grandes, como as de espada-de-São-Jorge, você deve fazer uma lavagem com água fria. Além disso, utilize uma esponja macia ou um pano úmido para auxiliar no processo.

Se a planta estiver em um vaso menor que você consiga carregar, leve-o para o quintal ou para uma área espaçosa em que possa utilizar uma mangueira para fazer a lavagem. O chuveirinho do banheiro também pode ser útil para essa atividade.

Plantas com folhas pegajosas e difusas

Algumas espécies, como a Saintpaulia, possuem folhas mais difíceis de limpar, então não adianta passar apenas um pano ou esponja. Portanto, opte por uma escovinha macia ou um pincel para retirar a poeira.

Não tenha medo de cortar as folhas, caso seja necessário

Se você perceber que existem folhas murchas, amareladas ou marrons, o ideal é cortá-las. Vale ressaltar que os motivos para isso vão além da aparência: quando você remove partes estragadas, as partes saudáveis passam a receber mais nutrientes.

Assim, corte as folhas mortas o mais próximo do caule possível, com uma tesoura de poda ou com suas próprias mãos (mas tenha cuidado neste caso). Por fim, passe um pouco de canela em pó no local do corte para ajudar a “cicatrizar”.

Casca de banana para lustrar folhas

Utilize o interior da casca de banana para limpar as plantas. Porém, faça isso com bastante suavidade para garantir que as folhas não sejam danificadas. Com isso, você vai perceber um brilho diferenciado nas suas plantas, que também poderão se nutrir com as substâncias presentes na casca da banana.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.