Saiba como manter a saúde mental em meio às exigências do mercado de trabalho
Um estudo apontou que mais de 43% das pessoas relatam estar cansadas e sobrecarregados com trabalho. O que fazer para manter a saúde mental em dia? Adote esses hábitos.
Uma pesquisa realizada pelo Núcleo de Estudos em Organizações e Pessoas (NEOP) da Fundação Getulio Vargas mostrou que mais de 43% das pessoas têm relatado que estão sobrecarregados com o trabalho. O estudo mostrou que a principal razão que está fazendo os profissionais ficarem com a saúde mental abalada é a pressão que estão impondo por resultados, bem como o achismo de que elas precisam estar sempre disponíveis para a empresa.
Leia mais: Adote 8 hábitos que fortalecem e MUITO a saúde mental
Esses e outros motivos acabam acarretando uma perda de motivação em atividades que antes davam prazer. Os indivíduos acabam adquirindo uma sensação de que não se conhecem mais, de que não sabem mais controlar as suas emoções. Não é para menos que é tão importante saber lidar com as exigências atuais do mercado de trabalho, visto que não devemos abrir mão do nosso bem-estar.
Sendo assim, fique atento a alguns pontos importantes para chegar lá.
Reconhecer sinais que o seu corpo emite
Esse é um dos principais alertas! Nós precisamos aprender a reconhecê-los para dar o primeiro passo.
Uma das principais bandeiras vermelhas é o descontrole emocional. Ele se dá em, por exemplo, chorar e se desesperar em momentos que não cabe tal reação, perder interesse em atividades que antes você gostava de realizar, um aumento ou diminuição drástica no apetite, queda da imunidade, dores musculares e alguns outros.
Esses são alguns dos sinais mais comuns e mais fáceis de detectar.
Há alguns casos em que eles são mais difíceis de perceber. Veja a situação das pessoas com burnout. Elas apresentam uma dedicação extrema ao trabalho, mas isso acaba desencadeando um esgotamento mental.
Organizar seu tempo
Esse é um passo importante. Organizar todo o seu dia, as suas tarefas, o prazo que precisa entregá-las, a importância de cada tarefa e o tempo que vai precisar para exercê-las é fundamental. Outro ponto importante é organizar também o seu tempo de trabalho com aquele que deve ser para você exercer outras atividades que te façam bem.
E agora vamos de atividades físicas, hobbies, esportes, meditação e várias outras coisas.
Cobrar resultados podem afetar na saúde mental
Muitas empresas adotam metas. Essa prática constantemente leva a alguns efeitos negativos na saúde mental e no bem-estar dos funcionários, pois leva à cobrança excessiva que resulta em um cansaço físico e mental.
Uma dica que a psicóloga Renata dá para esses trabalhadores é: “Tente não equiparar o seu valor pessoal ao fato de que precisa bater metas”. Sendo assim, tenha em mente que é importante que elas devem ser definidas em acordo entre colaboradores e a empresa.
Priorizar o seu sono
Dormir tem muitos benefícios positivos. Todos sabem que o ideal é descansar por até oito horas por dia, pois o sono é o período que o seu corpo tem para se recuperar do dia corrido e do esgotamento físico. Se o sono não estiver em dia, pode abrir portas para outras fragilidades no seu físico e emocional, como ansiedade e baixo rendimento.
Se você sentir que não consegue realizar isso sozinho, pode encontrar suporte no Sistema Único de Saúde (SUS). Vá até uma Unidades Básicas de Saúde (UBS) e fale sobre os seus sintomas e como está se sentindo no momento. Há também um serviço especializado, como é o caso do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). Se preferir, também pode procurar um médico ou psicólogo da sua preferência para pedir orientações.
Comentários estão fechados.