Saiba como o consumo de Coca-Cola Diet pode afetar seu corpo em apenas uma hora
Especialistas alertam sobre os riscos da Coca-Cola Diet para a saúde.
A Coca-Cola Diet é uma opção conhecida por possuir poucas calorias, porém, especialistas afirmam que seus riscos à saúde são altíssimos. Segundo os dentistas, o consumo do refrigerante zero açúcar pode levar à erosão do esmalte dentário e ainda ativar o “modo de armazenamento de gordura” do corpo.
O Dr. Raj Juneja, da Face Teeth Smile Dental Clinic, na Inglaterra, explica que a Coca-Cola Diet, assim como outras bebidas carbonatadas, possui altos níveis de acidez. O processo de carbonatação adiciona ácido carbônico à bebida para dar aquele característico fizz, o que pode contribuir para a erosão do esmalte dentário ao longo do tempo.
Apesar da publicidade favorável ao peso, os especialistas alertam para os riscos à saúde da Coca-Cola Diet. Apenas uma hora após o consumo, já podem surgir complicações.
Ingestão que pode ser perigosa
O Dr. Khaled Kasem – renomado ortodontista da Impress com unidades em todo o mundo – aconselha o consumo de bebidas por meio de um canudo e a ingestão de água logo em seguida. É importante ressaltar que, aproximadamente 20 minutos após a bebida, o corpo inicia seu processo de armazenamento de gordura através da produção de insulina.
Especialistas em odontologia esclarecem que esse processo pode variar conforme o tipo de adoçante artificial e a presença ou não de diabetes no organismo.
“A insulina é liberada pelo nosso corpo em resposta aos alimentos, principalmente quando há carboidratos presentes, ajudando assim na absorção desses nutrientes”, explica o Dr. Matthew Snelson, pesquisador da Escola Monash de Ciências Biológicas e do Hospital do Coração Victoriano ao jornal The Sun.
Não há evidências de que os adoçantes presentes na Coca-Cola Diet, como o aspartame e o acessulfame K, afetem a produção de insulina.
Adoçantes que não são recomendados
Se a sua intenção é perder peso, saiba que mesmo os adoçantes com baixo teor de açúcar não são recomendados pela Organização Mundial da Saúde. Entre os tipos de adoçantes artificiais estão a sucralose, a sacarina e o aspartame, este último presente na Coca-Cola Diet.
Vale lembrar que apenas 40 minutos depois do primeiro gole da bebida, você já sente o “efeito do vicio”, pois uma lata de 350 ml contém 46 miligramas de cafeína que desencadeiam essa sensação.
Após uma hora de ingestão, a cafeína pode induzir uma sensação de sede.
Mesmo que a Coca-Cola Diet tenha menos cafeína do que a versão regular, ela ainda contém um nível significativo dessa substância”, disse Juneja. “A cafeína atua como um diurético, podendo assim potencializar a desidratação.”
Entretanto, um representante da Coca-Cola assegurou ao The Sun que os produtos da marca são “completamente seguros e podem ser consumidos dentro de um estilo de vida equilibrado.
Comentários estão fechados.