Saiba como prevenir anemia infantil
Para garantir que a criança esteja sempre com uma taxa de ferro equilibrada, é preciso tomar alguns cuidados na alimentação. Saiba quais.
A anemia infantil é a falta de ferro no sangue de bebês e crianças nos primeiros anos de vida. Pelo fato do desenvolvimento do corpo ser bastante rápido durante essa fase, a demanda por ferro acaba sendo maior. Isso faz com que tenhamos que sempre estar tomando cuidado para suprir a necessidade desse nutriente no corpo das crianças. Existem algumas maneiras de prevenir que a anemia infantil ocorra através de cuidados na alimentação. Confira quais!
Leia mais: Confira alguns exercícios ótimos para malhar a mente e evitar doenças
Quais são os sintomas da anemia infantil?
Como dito anteriormente, a anemia infantil é a falta do ferro necessário no organismo das crianças nos primeiros anos de vida. Essa doença é bastante preocupante, porque quando a taxa de ferro se encontra baixa, as hemoglobinas, responsáveis pelo transporte do oxigênio do pulmão para o corpo, ficam comprometidas.
Isso pode gerar sintomas como: palidez de pele; cansaço, interferindo diretamente na vontade da criança brincar e estudar; e aumento da frequência cardíaca, que em alguns casos pode levar até mesmo à morte. Para prevenir que isso ocorra, é preciso implementar uma educação alimentar para as crianças.
Prevenção da anemia após o nascimento
O principal modo de evitar a anemia em bebês de até seis meses de vida é com o uso exclusivo do aleitamento materno. Esse processo se torna complementar depois desse período até os 2 anos de idade. Nesse sentido, é importante que a mãe procure o médico para saber se precisa tomar algum suplemento de ferro para passar a quantidade adequada para o bebê.
Aumente a quantidade de ferro do seu filho com esses alimentos
Uma forma eficaz de aumentar a quantidade de ferro no organismo da criança é introduzir na sua alimentação agentes facilitadores, como alimentos com vitamina C e carnes. Nesse mesmo sentido, é preciso evitar os que são inibidores de ferro no sangue, como o leite, chá (tanino), refrigerantes, café, oxalatos (que estão presentes na beterraba e espinafre) e fibras.
Comentários estão fechados.