Veja como publicar um livro independente e sem ajuda de editoras

Ser um autor independente te dará mais autonomia sobre o uso da sua obra, mas envolve esforços financeiros maiores.

Publicar um livro em qualquer lugar do mundo não é uma tarefa nada fácil. Para além do fato de que a escrita costuma ser um esforço grande, o autor ainda precisa contar com a boa vontade e interesse das editoras em seu original para a publicação do texto.

Assim, como a maior parte do mercado editorial possui interesse comercial muito forte, grandes textos deixam de ser publicados. Mas, se esse é o seu sonho, saiba que é possível publicar um livro sem editora e de forma independente. Confira o passo a passo para fazer esse desejo virar realidade!

Leia mais: Google Docs: Plataforma desenvolve recurso que ajuda usuários a escreverem melhor.

Publique um livro independente

Supondo que você já tenha um livro pronto, seja um romance, um livro de poesias ou até mesmo teórico, saiba que dá para transformar essa obra em publicação. Para isso, você pode contar com a ajuda das diversas gráficas ao redor do país que costumam oferecer serviços de impressão de livros e até mesmo de diagramação.

Nesse caso, os autores independentes precisarão se atentar aos preços das impressões das cópias e contratar outros profissionais para preparar a obra. Afinal, um livro não é apenas uma impressão, mas também envolve uma diagramação em formato adequado e também revisão. Geralmente esses são serviços que você precisará contratar por fora antes de mandar para a impressão.

Assim, note que fazer um livro de forma independente custa bem mais que em uma editora, que geralmente recolhe uma porcentagem do valor de cada exemplar vendido. Por outro lado, nesse formato você conta com total autonomia financeira e divulgação da sua obra. Ademais, será preciso pensar em modelos de capas para a publicação com artistas gráficos.

Publique de graça pela Amazon

Poucas pessoas sabem, mas a Amazon publica e-books gratuitamente para autores independentes, e você ainda pode vendê-los pela plataforma. Porém, assim como no caso dos impressos, os e-books também demandam formatação, revisão, diagramação e elaboração de capa, que você precisará contratar. Por outro lado, você tem o seu escrito presente numa das maiores lojas do mundo, e sem os custos de impressão.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.