Saiba como reconhecer os sintomas de uma criança ansiosa e quais são os melhores tratamentos
A ansiedade pode afetar qualquer pessoa, até mesmo as crianças. O importante é saber identificar e tratar o problema.
Os sintomas de ansiedade são recursos naturais que o cérebro apresenta para expor que há problemas desconhecidos e que o corpo precisa se proteger. A ansiedade pode ocorrer em situações distintas da vida, podendo acontecer com qualquer pessoa. Geralmente, os sintomas podem ser notados em crianças quando estão esperando uma viagem, a data do aniversário ou o momento de ir à escola. Esses sintomas são normais até certo nível.
As crianças não sabem lidar com o sentimento da mesma forma que um adulto. A qualquer sinal anormal, é preciso observar com qual frequência o comportamento muda.
É comum ficar ansioso quando se está à espera de algo. O problema é quando esse sintoma se torna comum no dia a dia e se intensifique, pois dessa forma já pode ser visto como uma doença que precisa ser tratada. É indispensável a consulta com um médico especialista do caso para investigar quais são as causas, como indica a psicóloga Cristiane Duez V. Santos:
“A medida para entender a ansiedade como patológica é o quanto os sintomas prejudicam as atividades do dia a dia. Os sinais mais comuns em crianças são: dores de cabeça, dor de estômago e tensão muscular. Lembrando que os sintomas físicos em crianças são diferentes dos adultos.”
Ansiedade em crianças
A psicóloga Cristiane apontou que a fase da puberdade pode ser um momento de grande estresse e ansiedade na transição entre a infância e a adolescência. Para diminuir as possibilidades, a fase de transição indica hábitos saudáveis para a criança. Se possível, reduzir o tempo em que ficam ligados às telas, seja celular ou televisão, é um ótimo momento para cultivar outros hábitos.
“O diagnóstico e tratamento precoce também podem evitar consequências negativas na vida da criança. Muitas vezes é necessário o uso de medicamentos, associados à psicoterapia, em especial a terapia cognitiva comportamental”, indicou a psicóloga.
Identificando os sintomas de ansiedade nas crianças
É preciso observar o comportamento das crianças em diferentes situações. Observar os sintomas como irritabilidade, falta de concentração ou qualquer outra atividade excessiva que possa fugir do controle. Ter pesadelos com frequência, dificuldade em se relacionar com as novidades ou não conseguir evoluir em algumas fases da vida.
Tratando a ansiedade em crianças
O problema pode ser tratado com práticas frequentes de exercícios físicos e atividades que possam estimular o melhor da criança durante esse momento. Para melhor indicação do tratamento e do diagnóstico, é indispensável a consulta com um médico especialista.
Comentários estão fechados.