Revisão do FGTS: trabalhadores podem receber até R$10 mil
Quantia depende do tempo de trabalho e dos valores dos salários recebidos pelos funcionários
Com o pedido de revisão em andamento, os trabalhadores beneficiários do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço precisam ficar atentos. Se a revisão for paga nos próximos meses, os valores podem chegar até 10 mil reais, no entanto, isso depende de dois fatores importantes: o tempo de serviço e o salário recebido. Acompanhe a leitura e saiba como solicitar a revisão do FGTS!
Leia mais: Confira os benefícios sociais confirmados para 2022!
O objetivo da revisão é aumentar os lucros dos funcionários, todavia, antes de solicitá-la deve-se levar em consideração se houve muitas trocas de emprego e se os valores das remunerações foram baixos. Especialmente para as pessoas que mudaram muito de trabalho, a solicitação pode não ser vantajosa.
O pedido de revisão é uma opção para os beneficiários enquanto esperam por uma decisão do Supremo Tribunal Federal acerca da Taxa Referencial. Essa taxa calcula o reajuste do benefício de acordo com a inflação, porém desde 1999 está zerada, por isso não rende como deveria nas contas dos trabalhadores.
Por ora, sabe-se que o STF chegou a declarar a taxa como inconstitucional, entretanto o plenário ainda deve validar a decisão. Até então não há data para o julgamento.
Uma alternativa que vem sendo alvo de discussões é a substituição da Taxa Referencial por algum outro índice. Especialistas da área da economia defendem que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) passe a ser utilizado em seu lugar.
Quem já sacou parte do benefício pode solicitar a revisão?
Sim. A revisão também se aplica para as pessoas que já retiraram uma parte ou todo o saldo do FGTS, portanto têm direito a correção monetária. Nesse tipo de situação, leva-se em consideração o momento em que o valor estava na Caixa.
Como solicitar
Caso você tenha muitos anos em uma empresa e os salários recebidos foram maiores do que os valores pagos ao FGTS, recomenda-se solicitar a revisão. Para isso, o pedido pode ser realizado no site do benefício, em agências da Caixa Econômica Federal ou através de um advogado com uma ação na justiça.
Documentos necessários:
Confira a lista de documentos para apresentar ao solicitar a revisão:
- Extratos do FGTS a partir de 1999 até hoje;
- Cópia de um comprovante de residência atual;
- Cópias do CPF e RG (ou carteira nacional de habilitação);
- Documentos que sirvam para comprovar o vínculo empregatício (por exemplo, carteira de trabalho).
Agora que você já sabe quem pode solicitar a revisão e como fazer isso, não perca as próximas notícias e garanta seu benefício!
Comentários estão fechados.