Aprenda a substituir o leite e seus derivados de forma criativa

Muitas pessoas podem pensar ser impossível substituir o leite e seus derivados, mas na verdade existem várias formas de fazer isso.

O leite e seus derivados são alimentos amplamente consumidos pela sociedade. No entanto, algumas pessoas não fazem essa ingestão. A seguir você entenderá porque isso acontece, bem como aprenderá algumas formas de fazer essa substituição de forma criativa.

Veja também: O que os veganos comem e o que é o veganismo?

Por que substituir o leite?

A busca pela substituição do leite por outro alimento ocorre normalmente em caso de pessoas veganas, com intolerância à lactose, refluxo ou algum tipo de alergia relacionada ao leite.

Contudo, esses alimentos muitas vezes parecem ser essenciais. Por exemplo: o uso do leite é feito em muitos pratos de comida, o queijo e a manteiga são itens comuns nas refeições, o iogurte é uma ótima opção de lanche etc. Desse modo, é interessante encontrar formas de substituir esses alimentos.

No caso da intolerância à lactose isso pode ser mais fácil, pois atualmente muitos desses itens já são vendidos em opções sem lactose. É o caso do leite propriamente dito, do creme de leite, do leite condensado, do queijo, do iogurte, dentre outros. Contudo, para outras situações essas opções não funcionam e, por isso, trouxemos alguns alimentos que podem ser interessantes nessa substituição.

Dicas de como substituir o leite

No caso do leite, as bebidas vegetais são uma ótima opção para substituir, tanto em receitas como para consumo. Dentre essas opções de bebidas estão o leite de amêndoas, leite de soja, leite de castanhas e o leite de arroz, cada vez mais consumidos pela população.

Geleias, tahine, pasta de castanha, pasta de amendoim e tofu, por exemplo, são ótimos substitutos para usar de acompanhamento no lugar de queijos, manteiga e requeijão. Além destes, o purê de feijão branco é um ótimo substituto ao creme de leite, e o azeite ou óleo de coco podem substituir a manteiga. Em complemento a isso, explorar as frutas e verduras, utilizando-as de diferentes maneiras pode ser uma alternativa.

Para finalizar, é interessante pontuar que o número de pessoas veganas também aumenta e esse tipo de alimentação vai ficando mais conhecido. Com isso, receitas veganas são encontradas mais facilmente na internet, e assim você terá várias alternativas para substituir o leite. Um exemplo disso são os doces veganos, muitas vezes feitos à base de castanha-de-caju.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More