Como tirar atestado de antecedentes criminais pelo smartphone? Confira o passo a passo!
Acompanhe o passo a passo para obter o atestado de antecedentes criminais pelo celular.
O atestado de antecedentes criminais é um documento exigido em diversas situações, principalmente para ingressar em um novo emprego. Pensando nisso, veja como tirar atestado de antecedentes criminais pelo smartphone de forma simples e descomplicada com o passo a passo que preparamos para você.
Leia mais: Funcionário pode ser demitido por justa causa pelo uso excessivo do celular?
Especificamente no estado de São Paulo, existe um aplicativo disponível para aparelhos Android e iOS que permite a emissão do documento. O serviço está disponível pela Secretaria de Segurança Pública e é super fácil de acessar e utilizar.
Como tirar atestado de antecedentes criminais pelo smartphone?
Antes de tudo, entre no Google Play ou App Store e pesquise pelo termo “atestado de antecedentes criminais”. Então, baixe o aplicativo da Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (PRODESP).
Para ter certeza de que está baixando o aplicativo correto, verifique se há um ícone com o brasão do governo de São Paulo. Feito isso, aguarde o download e entre no aplicativo logo depois. A partir disso, vão aparecer três opções: Solicitar atestado, Validar atestado ou Histórico. Assim, você deve clicar em Solicitar atestado.
Em seguida, haverá uma tela com espaços para preencher alguns dados, a saber: nome completo, RG, data de expedição, data de nascimento, sexo e nome dos pais. Informe tudo corretamente e, por fim, clique em solicitar.
Após essa rápida solicitação, o seu atestado de antecedentes criminais ficará disponível para que você possa baixar, visualizar em PDF ou encaminhar ao seu endereço de e-mail. Além disso, também é gerado um QR Code para que você possa obter a validação do documento.
Quem mora em outros estados também pode emitir o atestado pelo smartphone?
Se você não mora em São Paulo, saiba que as pessoas que residem em outros estados do Brasil também podem emitir o atestado de forma online e gratuita, por meio do Portal da Polícia Federal. Basta acessar o site e preencher um formulário com informações como nome completo, filiação, naturalidade, RG e CPF.
Enfim, depois de preencher o formulário de forma correta e confirmar a solicitação, será emitida uma declaração indicando se há pendências criminais no nome do requerente ou não. Esse documento serve para fins civis e tem validade de 90 dias.
Comentários estão fechados.