Estudando fora: Sua nota do Enem 2021 pode ser usada em universidades estrangeiras

Aqueles que realizaram a edição de 2021 do Exame podem usar a nota para se aplicar, não só no Brasil, como em universidades internacionais. Saiba mais!

O Inep acaba de disponibilizar o resultado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), e quem realizou a prova pode usar a nota para se inscrever em instituições de ensino superior em todo o Brasil através do SISU. Além disso, os estudantes também podem se candidatar para universidades internacionais. Acompanhe a leitura e saiba como usar a nota do Enem para estudar fora.

Leia mais: Empresa Oferece Oportunidade De Emprego Em TI Fora Do Brasil E Sorteia Intercâmbio

O Ministério da Educação (MEC) estabelece uma parceria com algumas instituições estrangeiras que aceitam a aplicação da nota do Enem. Nesse sentido, Portugal, Inglaterra, França e Canadá são alguns exemplos de países que recebem estudantes brasileiros. Contudo, é válido ressaltar que cada universidade tem o seu próprio cronograma e condições de aceitação.

Ademais, é possível que, além da nota do Enem, seja necessária também a participação do aluno em um processo seletivo local. Por isso, antes de tentar a candidatura, os estudantes devem realizar pesquisas sobre as universidades de interesse. Entenda um pouco mais sobre o ingresso no ensino superior fora do país.

Confira agora quais países aceitam a nota do Enem

  • Portugal

O país estabelece um acordo com o MEC desde 2014, onde existem 34 universidades que aceitam a entrada de alunos através da nota do exame brasileiro. Entre elas, estão as famosas instituições de Coimbra e de Algarve, porém pode haver segunda fase em algumas situações.

  • Inglaterra

Já na Inglaterra, antes de iniciar os cursos, os aprovados pela nota do Enem passam por um “treinamento” que tem duração de um ano no Foundation Year, para que possam aperfeiçoar o inglês falado e escrito.

Além disso, durante esse período, os estudantes também são ensinados sobre as metodologias de pesquisa e estudos dirigidos. Depois disso, também é preciso passar por um processo de admissão para ingressar na instituição desejada.

  • França

Na França, o resultado do Enem serve apenas para comprovar que o aluno passou no curso desejado em uma universidade brasileira reconhecida pelo MEC. Ou seja, para ser admitido em uma universidade francesa, primeiro é necessário ser aprovado no Brasil. Além disso, outros requisitos são um bom histórico escolar e fluência falada e escrita em francês.

  • Canadá

A Universidade de Toronto é outra instituição que aceita a nota do Enem e o diploma de ensino médio para ingresso em diversos cursos. Ademais, o processo seletivo também exige que o estudante tenha certificado de proficiência em inglês emitido pelo Duolingo English Test, pelo TOEFL ou pelo IELTS.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More