É possível produzir vodka a partir de batatas?

Bebida russa é popular no mundo inteiro e contém alto teor alcoólico, aspecto parecido com água e surgiu em 1893.

Os amantes de bebidas alcoólicas e estudiosos do assunto com certeza têm interesse em saber como é feita a vodka, popular bebida russa que tem aspecto semelhante a um copo de água, mas tem sabor forte e alto teor de álcool. Atualmente, boa parte das vodkas não são produzidas a partir das batatas, mas será possível criar uma vodka com esse ingrediente?

Leia mais: Quais as 3 bebidas alcoólicas que são amigas da dieta?

Bebida para dias quentes e frios

O frio da Rússia é conhecido no mundo todo. Por essa razão, no século XIX, algumas pessoas criaram uma bebida forte, capaz de aquecer e de provocar sensações divertidas: a vodka. A palavra deriva do termo “voda”, que significa “água” em eslavo.

A bebida na forma como a conhecemos hoje é resultado de um longo processo histórico, e os produtores da vodka foram aperfeiçoando o processo de destilagem ao longo do tempo, para tornar a bebida mais agradável para o paladar.

Isso porque, inicialmente, a vodka tinha um sabor ruim e normalmente o seu uso não estava relacionado aos momentos de lazer. Pelo contrário, a bebida tinha função medicinal, anestésica e desinfetante, com níveis de álcool em torno de 90%.

Apenas em 1893 a bebida chegou ao formato que conhecemos hoje: 40% de álcool e 60% de água. O experimento realizado pelo cientista Dmitri Mendeleev fez a bebida se popularizar. Por exemplo, atualmente, a vodka é a bebida destilada mais consumida nos Estados Unidos.

Batata pode ser utilizada para produzir vodka?

A produção de vodka é feita tipicamente com grãos, como milho, trigo e arroz. Porém, as batatas também são ingredientes possíveis de participar do processo de destilação da bebida. Isso porque a vodka pode ser destilada com qualquer produto que tenha açúcar ou amido em sua composição, como as batatas.

Além das batatas, beterrabas também são uma opção, por serem ricas em amido. Uvas e polpa de café são outros ingredientes usados por certas empresas para produzir a bebida.

A água utilizada no processo de destilação também é importante. Por essa razão, destiladores preferem águas provenientes de nascentes de rios ou geleiras. Uma água ruim pode modificar totalmente o sabor da bebida.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.