CNH Social: veja como tirar a carteira de habilitação gratuitamente
CNH gratuita? Com valores que aumentam ano após ano, veja como conseguir o documento sem pagar nada.
Com a alta do desemprego, muitas pessoas estão atuando de maneira autônoma como entregadores, motoristas particulares ou de aplicativo. Entretanto, para todos esses serviços listados, é necessário ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Com valores cada vez mais altos para tirar o documento, discorremos aqui sobre o programa CNH Social, que promete auxiliar cidadãos na aquisição desta licença tão importante.
Leia mais: Preço para tirar a CNH deve diminuir em até 80%
Saiba mais sobre o Programa CNH Social e critérios para solicitar
Criado pelo Serviço Social do Transporte (SEST) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) em 2011, o programa CNH Social foi expandido pelo Governo Federal. O objetivo é auxiliar a população de baixa renda na conquista da primeira habilitação, de maneira completamente gratuita e custeada pela unidade federativa em parceria com a União.
Entretanto, o programa possui critérios de elegibilidade e algumas limitações quanto à área de cobertura, ou seja, alguns estados não fazem parte do programa. Portanto, para saber se o município ou estado onde você mora é uma entidade pública credenciada ao programa governamental, verifique no site oficial do Detran.
Entre os estados credenciados, destacam-se: Bahia, Amazonas, Pernambuco, Ceará, Acre, Alagoas, Amapá e Paraíba. Veja, a seguir, os requisitos para participar do programa:
- Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
- Ter idade igual ou superior a 18 anos;
- Ter cursado e concluído o ensino médio na rede pública;
- 5% das vagas são reservadas para pessoas com deficiência;
- Possuir renda familiar mensal de, no máximo, 2 salários mínimos.
No futuro a cobertura do programa pode ser nacional?
O projeto de Lei nº 5122/2020, criado pela deputada federal Norma Ayub (DEM-ES), propõe que seja criado o Programa CNH Cidadã, válido em todo o território nacional, para ”dispor sobre despesas custeadas pelo Fundo Nacional de Segurança e Educação de Trânsito (FUNSET)”. Dessa forma, o projeto para obtenção gratuita da CNH será nacionalizado e custeado pelo Funset.
Comentários estão fechados.