Real digital deve ser oficialmente lançado em 2024

Moeda Digital brasileira faz parte da agenda do Banco Central para estimular o desenvolvimento do mercado financeiro do país.

O real digital será a primeira moeda digital brasileira e faz parte das estratégias do Banco Central (BC) com o objetivo de promover a digitalização e o desenvolvimento do mercado financeiro do Brasil. Basicamente será uma moeda alternativa, com o mesmo valor do real físico. Acompanhe a leitura para entender melhor essa novidade.

Leia mais: Empréstimo para negativados é possível? Veja como sair do vermelho

O que se sabe até o momento sobre o real digital?

O crescimento dos criptoativos estimulou bancos centrais de diversos países a desenvolverem suas moedas digitais. Nesse sentido, o laboratório de inovação do BC já selecionou nove projetos que visam programar aplicações para o real digital, a moeda digital nacional que deve ser lançada em 2024.

O real digital é basicamente uma moeda digital alternativa e com o mesmo valor do real físico. Até o momento, já se sabe que após a implantação da moeda será possível fazer transferências offline e facilitar pagamentos internacionais, assim como agilizar processos de venda e compra de imóveis.

A moeda poderá ser convertida para qualquer uma das formas de pagamento disponíveis atualmente, como por exemplo, depósito bancário, além de ser convertida em real físico, e poderá ser usada em transferências pessoais e pagamento de contas.

O objetivo é que o real digital tenha novas funções, que não são compatíveis com o real convencional. Para isso, primeiramente foram selecionados os trabalhos do Lift Challenge, uma parceria do BC com a Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (Fenasbac).

A Giesecke+Devrient, uma das companhias internacionais selecionadas no Lift, é de origem alemã e tem experiência com a área de tecnologia em finanças. Nesse sentido, seu projeto, que é bastante interessante, visa possibilitar a transferência de valores mesmo quando as duas partes envolvidas na operação estiverem off-line.

Desafios

Atualmente, o principal desafio para a implantação de uma moeda digital nacional é que o sistema de pagamentos brasileiro já é moderno e conta com boas soluções no momento, que atendem bem tanto os pagamentos feitos no atacado quanto no varejo.

Os projetos em análise são das seguintes companhias: Aave, Febraban, Banco Santander Brasil, Itaú Unibanco, Giesecke + Devrient, Mercado Bitcoin, Visa do Brasil, Vert e Tecban. Ainda há um longo caminho a ser percorrido até o lançamento do real digital, mas tudo caminha para impulsionar a economia brasileira.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.