Oriente Médio: há mais por trás dos protestos no Irã do que Mahsa Amini
Entenda quais são e o que motiva os protestos que estão acontecendo no Irã. O número de mortos pela segurança do país é alto.
No Irã, uma enorme onda de protestos anti-regime estão acontecendo. Isso vem chamando a atenção de todo o mundo por causa do impacto, número de mortos e presos que esses confrontos vêm provocando. Muitas mulheres também estão fazendo parte das manifestações, reivindicando pontos de extrema importância.
Leia mais: Após protestos, demissões no Itaú serão pausadas até o dia 31 de agosto
Por causa da morte precoce de Mahsa Amini, diversos conflitos no Irã foram desencadeados. Mahsa era uma mulher de 22 anos que acabou morrendo após ter sido presa em Teerã pela polícia da moralidade. Ao ser levada ao hospital, a moça ficou em estado crítico por apenas por três dias, mas acabou falecendo.
Diversas pessoas decidiram ir para as ruas protestar por sua morte e o tratamento sofrido pela mesma. As manifestações aconteceram em mais de 40 cidades. Uma delas foi onde Mahsa morreu. Toda a movimentação comoveu milhares de pessoas no mundo todo, mas o resultado não foi completamente benéfico, tendo em vista que dezenas de cidadãos foram mortos por seguranças. Outras 1.200 foram presas.
A maior parte das manifestações em questão são acerca da busca por uma maior liberdade para as mulheres, pois isso é negado a elas há muito tempo. Um direito fundamental em diversos países continua sendo negado. É por isso que as iranianas afirmam que estão lutando por todas as mulheres de todo o mundo.
A história e situação das cidadãs do Irã sempre foi algo muito discutido, uma vez que há mais de 40 anos elas vêm sendo oprimidas pelo governo e, até pouco tempo atrás, não tinham acesso sequer ao ensino superior, a um salário igualitário e tampouco podiam se candidatar aos cargos políticos. Infelizmente há mais coisas.
Após a morte desnecessária de Mahsa, as mulheres decidiram ir para as ruas para protestar pelos seus direitos. Essas manifestações acabaram se transformando em um movimento muito maior, pois uniu uma série de organizações sociais e classes. Muitos estão demandando a queda do regime. Além disso, o caso acabou também ganhando uma enorme visibilidade, principalmente por causa das redes sociais.
Comentários estão fechados.