Saiba o que é diabetes descompensada, seus sintomas e como tratar
A diabetes é uma doença bastante séria que quanto mais cedo for identificada melhor o seu tratamento. Descubra mais sobre o assunto quando ela fica descontrolada.
A diabetes é uma doença que interfere diretamente na circulação do açúcar no sangue. Pelo fato de ser uma doença silenciosa, ou seja, que as pessoas não percebem seus efeitos de forma imediata, ela normalmente é identificada tardiamente.
Nesse sentido, a diabetes descompensada é quando a doença está totalmente fora do controle e existe o aumento dos níveis de açúcar no corpo. Por isso, entenda mais sobre a doença e saiba os sintomas e o que fazer.
Leia mais: Diabetes: Pessoas Portadoras Da Doença Podem Comer Queijo?
Entenda mais sobre como funciona a diabetes descompensada
Para ser diagnosticado clinicamente com diabetes descompensada o paciente deve apresentar os valores de glicemia maiores do que o recomendado por um período constante. De forma geral, o recomendado é que essa taxa esteja entre 70-180mg/dl por um período constante, em um adulto em tratamento.
Assim, a diabetes aguda pode ser uma resposta do corpo pela falta no cuidado do tratamento. Com isso, pessoas que possuem essa doença e que não se dedicam ao tratamento, fazendo pouco exercício, sem adaptar a alimentação para mantimentos mais saudáveis ou que não fazem o uso adequado das medicações podem ter essa complicação.
Quais são os sintomas mais comuns?
Embora seja uma doença silenciosa, existem alguns sintomas que dá pra identificar de forma fácil. Os principais são: dor abdominal, aumento excessivo da taxa de glicemia, sonolência, boca seca durante muito tempo, náuseas, desidratação, poliúria, grande vontade de urinar e fraqueza.
O que fazer ao sentir os sintomas da diabetes descompensada?
Ao sentir que a diabetes está se tornando desregulada é fundamental procurar um centro médico da sua preferência para avaliar de forma mais aprofundada o caso. Assim, o médico poderá aferir as taxas de glicemia e realizar os procedimentos padrões para identificar corretamente se é o caso de uma diabetes descompensada.
Além disso, cabe ressaltar que quem está passando por essa situação deve tomar mais cuidado ao praticar exercício físico. Portanto, o ideal é sempre mediar a glicemia antes de começar a praticar uma atividade a fim de evitar riscos a saúde.
Comentários estão fechados.