Descubra o que é mais saudável: comer a laranja ou beber o seu suco
Comer a fruta em sua forma natural é sempre a melhor opção.
Uma dúvida muito comum entre as pessoas é sobre o que é melhor: comer a fruta ou tomar o seu suco. Muitos acreditam que seja a mesma coisa, assim como a mesma quantidade ingerida de nutrientes. No entanto, o que realmente acontece é um pouco diferente. Para saber mais sobre o que é de fato mais saudável: beber o suco da laranja ou comê-la, leia este artigo na íntegra!
Leia mais: Receita de bolo de laranja de caneca que você vai se apaixonar
Comer a laranja ou beber o seu suco?
A laranja é uma fruta excelente em vitamina C. No entanto, esse não é o único benefício. Além de seu alto valor vitamínico, a laranja ainda beneficia o organismo por conta de ser uma fruta cítrica.
Porém, a quantidade de benefícios que seu corpo aproveita dessa fruta, pode variar, a depender da forma como ela é consumida. Além das vitaminas, as laranjas contêm nutrientes, fibras e açúcares.
Essas fibras permitem que o açúcar seja absorvido aos poucos e ajuda a evitar picos de insulina. Visto isso, ao espremer o suco, promove com que seja absorvido 100% do açúcar que essa fruta contém.
Entretanto, o corpo não consegue absorver todo esse açúcar lentamente, e por conta disso os níveis de insulina aumentam de forma expressiva. Por isso, acaba não sendo muito indicado somente o consumo do suco da fruta.
Ademais, normalmente, ao se fazer um suco de laranja, costumam utilizar em média, cerca de 3 laranjas. Por conta disso, a concentração de frutose é ainda maior, contribuindo para um pico de insulina ainda mais elevado.
Em vista desses fatores, é mais aconselhável comer a fruta, em comparação a tomar o suco. A fruta acaba sendo mais benéfica se consumida inteira do que em forma de suco. As exceções, ou seja, uma única vez ao mês, que você tenha escolhido o suco, não irá fazer mal. O que pesa mais nesses casos são a frequência com que se tem esse costume.
Qual a importância da ingestão das fibras
A fibra é fundamental para regular o trânsito intestinal e também evitar doenças com constipação. Além de não fornecerem calorias, elas diminuem a absorção de colesterol, gorduras e açúcares, causando a sensação de saciedade prolongada.
Comentários estão fechados.